[Moncarapacho]

APL 1782

Dizem que Moncarapacho é derivado a umas mulheres que viviam aqui mas é mentira, acho que Moncarapacho foi derivado “porque” se nós “tivermos” a olhar pelo Cerro de S. Miguel parece que há só um Cerro, o de S. Miguel, mas junto a este há um cerro, o de S. Miguel é ao lado e vê-se uma concha, há quem diga que parece que Moncarapacho “vem derivado a isso”, porque concha chamavam, “Carapata” porque os espanhóis viveram aqui em tempos, e então de “Carapata” vem Carapacho até Moncarapacho e isso tem mais jeito do que as mulheres com os capachos.
 Porém e para explicar o nome de Moncarapacho e segundo a opinião do povo e no parecer de vários autores, esta localidade deve o seu nome ao Cerro de S. Miguel que na realidade é bastante alto, a pique e sem qualquer declive. Este mesmo Cerro teria como nome primitivo, a designação de “monte Escarpado”, ficando junto dele e segundo a tradição o primeiro povoado que daria posteriormente origem no decorrer dos séculos à freguesia de Moncarapacho, cuja grafia para muitos ainda hoje se desdobra
em dois fonemas - Monte Carapacho.


 Há outra versão também lendária que procura explicar de forma bastante curiosa a origem do nome daquela localidade dado referir que naquele lugar teria primitivamente existido uma casa habitada por uma velhota cuja profissão artesanal seria o fabrico de capachos para venda e daí que nos seus primórdios aquele lugar tivesse a designação de “Monte dos Capachos”.
 Ligada porém ao “Monte dos Capachos”, “Monte Escarpado” ou ainda “Monte Carapacho”, subsiste ainda hoje uma lenda já muito antiga que diz o seguinte:
 Qualquer pessoa que caminhando em redor do seu sopé der 3 voltas a este cerro pela meia-noite, finda esta caminhada verá aparecer junto de si uma linda moura que como recompensa lhe fará a oferta de todas as suas riquezas, guardadas no Monte do Tesouro e isto como reconhecimento por ter sido desencantada em consequncia das 3 voltas já referidas.

Source AA. VV., - Tradição Popular Algarvia Faro, Direcção Geral de Educação de Adultos, s/d , p.Lendas

Place of collection Moncarapacho, OLHÃO, FARO

Narrative

When XX Century,

BeliefUnsure / Uncommitted

Classifications