Lenda do Coentral

APL 92

Image found in a location called “Altar Stone”on the mountain range of Lousã. The image runs away from a church in the town of Lousã back to the boulder where “she” was found, and finally “accepts” to stay in the church of Coentral, nearer the boulder. The image worshipped is of Our Lady of Nazaré in the church of Coentral.

Segundo uma versão muito antiga, a imagem de N. S.a de Nazaré que se venera no Coentral apareceu um dia — há muitos anos — em plena Serra da Lousã, no local denominado: Pedra do Altar, a Vale dos Lobos, não muito longe da sede da freguesia.
 Encontrada ali, talvez por pastores, e conhecido o facto na redondeza, fora então levada para a Lousã, no desejo de a colocarem na respectiva Igreja para veneração dos habitantes daquela terra.
 Porém, pouco depois de a terem instalado num altar do seu tempo, os lousanenses verificaram estupefactos, que a imagem havia desaparecido.
 Diligenciando na procura, vieram encontrá-la no mesmo local de onde a haviam conduzido.
 Levaram-na de novo para a sua Igreja e novamente a veneranda imagem desaparecia para surgir na Pedra do Altar, onde pela primeira vez fora vista. Repetira-se várias vezes esta tentativa até que, sem esperança de melhor êxito, acabaram os naturais daquela terra por desistir de conseguir para a sua Igreja a sacrossanta imagem.
 O povo do Coentral trouxe-a então para a colocar no altar-mor da sua Igreja. Desde essa data a Imagem de Nossa Senhora da Nazaré ficaria definitivamente no Coentral, onde, aliás, segundo reza ainda a tradição, a Virgem Senhora demonstra desejo de permanecer.

Source BARRETO, Kalidás Monografia do Concelho de Castanheira de Pera Castanheira de Pera, Câmara Municipal de C. Pera, 2001 , p.249

Place of collection Coentral, CASTANHEIRA DE PÊRA, LEIRIA

CollectorKalidás Barreto (M)

Narrative

When XX Century, 90s

BeliefSome Belief

Classifications