A Fonte da Porca

APL 897

Reza a lenda que junto a uma fonte, agora chamada de Fonte dos Porcos, aparecia uma porca com porquinhos de ouro. Tal aparecimento era comentado por toda a vizinhança, e só não o achavam tão estranho, porque, segundo diziam, morava naquela fonte uma moura encantada! Todos acreditavam que os ditos porcos pertenciam à jovem encantada.
 Se alguns habitantes não se incomodavam com o que se dizia, outros, que por ali já tinham passado, não gostavam muito de contar o que lhes tinha sucedido quando viram os ditos porcos de ouro!
 Isto porque um dia, passando junto à dita fonte um lavrador, e vendo tal maravilha, logo pensou em levá-los para casa. Ouvia ele por detrás da fonte umas vozes femininas estranhas, mas não ligou ao sentido delas, procurando antes juntar os porcos dourados com uma varinha, que entretanto arranjou mesmo ali no monte. Bem ele corria para os porcos, abrindo os braços na direcção da sua casa, que nada conseguia. Os porcos passavam através da varinha! Parecia que eram feitos de fumo dourado! Era tal o seu desespero e impaciência, que resolveu largar tudo, e voltar para casa sem os malditos porcos, que lá continuavam a andar de um lado para o outro.
 Há quem diga que muitos outros repetiram a aventura deste pobre lavrador, mas todos calavam o sucedido. Os porcos dourados continuaram a sair pelo monte e os homens sempre tentaram aprisionar um deles, mas nunca o conseguiram.

Source CAMPELO, Álvaro Lendas do Vale do Minho Valenca, Associação de Municípios do Vale do Minho, 2002 , p.217

Place of collection-, VILA NOVA DE CERVEIRA, VIANA DO CASTELO

Narrative

When XX Century, 90s

BeliefUnsure / Uncommitted

Classifications