Lenda da fonte do Forte de São Neutel

APL 1018

Há muito, muito tempo viveu por estas terras uma jovem encantadora, estimada pelo povo devido à sua bondade e a sua humildade. Adorava passear pelo campo e misturar-se com as gentes da terra, às escondidas de seu pai, que era um homem severo e orgulhoso, que não olhava aos males e necessidades do povo.
Certo dia, a donzela encontrou um jovem humilde por quem se apaixonou perdidamente. O jovem correspondeu logo à sua paixão. Os dois enamorados passaram a encontrar-se todos os dias à tardinha, junto à fonte do Forte de São Neutel, em Chaves, onde trocavam conversas, sorrisos e juras de amor eterno.
O namoro veio a ser descoberto pelo pai, que ficou muito desiludido com a sua filha pela sua paixão por um homem que não pertencia à sua classe social.
Em consequência disso, o pai mandou enfeitiçar a filha: a donzela foi transformada numa enorme cobra, podendo ser este feitiço apenas quebrado pelo verdadeiro amor.
Um dia, o jovem passava pela fonte e parou para beber água. Mas quando viu a cobra, assustou-se e fugiu, continuando assim a donzela envolta no feitiço.
Passado muito tempo, uma lavadeira foi ao Forte para lavar junto à fonte, onde viu algo a cintilar. Curiosa, a lavadeira aproximou-se e viu um cordão de ouro que puxou, puxou e parecia não ter fim. Aquele cordão pertencia a um tesouro que o pai da donzela havia ali escondido, pensando que ninguém o encontraria.
A cobra, ou antes, a donzela, que estava na fonte, não se atreveu a sair para não assustar a lavadeira, mas disse-lhe que podia ficar com o cordão para melhorar a sua vida.
Reza a lenda, que ainda hoje a donzela vai pela tardinha à fonte do Forte esperar o seu amor que um dia perdera.

Source AA. VV., - Literatura Portuguesa de Tradição Oral s/l, Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003 , p.ME5

Year2002

Place of collection-, CHAVES, VILA REAL

CollectorPatrícia Isabel Ferreira da Silva (F)

InformantD. Teresa (F), 76 y.o., - (CHAVES) VILA REAL,

Narrative

When XX Century, 90s

BeliefUnsure / Uncommitted

Classifications