A lenda de S. Pedro do Sul

APL 532

É rica a tradição oral do nosso povo.
 As histórias e lendas contadas aos serões ou nos trabalhos do campo vão passando de pais para filhos e vão sofrendo alterações, embora sem prejudicar a sua essência.
 Diz o povo que na povoação de Sul, uma das mais antigas de Lafões e que já foi vila, houve em tempos uma capelinha nas margens do rio Sul onde se venerava a imagem de São Pedro. Num dia de grande tempestade o rio encheu, as águas revoltas investiram contra os muros da velha capelinha assolando e arrastando tudo na sua passagem.
 A imagem de São Pedro foi levada pela corrente. Uns homens que andavam à pesca na confluência do Sul com o Vouga conseguiram apanhá-la e logo a reconheceram. Sem qualquer dano, tão perfeita, foi para eles um milagre e logo a ideia de que o Santo desejava ficar naquele tão lindo recanto.
 Mandaram-lhe fazer uma capela ali próximo, passando a chamar-se capela do São Pedro do Sul e a povoação que ali se veio a formar - São Pedro do Sul -.
 Uma lenda é sempre lenda, umas mais do que outras assentes em fundamentos de verdade.

Fonte Biblio CRUZ, Julio Lendas Lafonenses Vouzela, AVIZ / Clube de Ambiente e Património da Escola Secundária de Vouzela / ADRL, 1998 , p.9

Place of collection-, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU

ColectorAntónio Gomes Beato (M)

Narrativa

When XX Century, 90s

CrençaUnsure / Uncommitted

Classifications