Oliveira (Santa Maria de)

APL 3362

Quanto á origem da imagem de Nossa Senhora da Oliveira, segundo a lenda, foi do modo seguinte:
S. Thiago veio á Hespanha, pelos annos 42 a 46 de Jesus-Christo, entrando por Galliza. Veio a Braga, e ahi juntou nove discipulos, naturaes da actual provincia do Minho, e d’alli os repartiu para differentes pontos, a prégar a religião christan, e converter os idólatras. Depois d’esta repartição e de levantar em Braga, um altar á Santissima Virgem, no qual collocou uma imagem que trouxe do Oriente, nomeou por bispo primaz, a S. Pedro de Rates. D’aqui foi para Saragoça, onde levantou outro altar á mesma Senhora, no qual collocou outra imagem d’ella, que tambem trouxera da Syria, e á qual denominou Nossa Senhor do Pilar.
Havia por esse tempo, em Vimaranes, um templo dedicado à deusa Céres. Voltando S. Thiago a Braga, e passando por Vimaranes, purificou e benzeu o templo idólatra, e n’elle collocou uma outra imagem de Nossa Senhora, com o titulo de Santa Maria da Oliveira.

Fonte Biblio PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 256

Place of collection-, BRAGA, BRAGA

Narrativa

When XX Century,

CrençaUnsure / Uncommitted

Classifications