APL 3269 Lousa

No cume de um monte, proximo á aldeia de Lousa, está o mosteiro da Santissima Trindade.
[…]
Segundo a tradição, tendo-se retirado a este monte, fr. Antão Gonçalves, natural do Seixo d’Anciães, para aqui se consagrar á vida eremitica, lhe appareceu um anjo, que da parte de Deus lhe mandou aqui edificar um mosteiro dedicado á Santissima Trindade.
Ficou o anachorêta contristado com esta ordem; porque não tinha recursos para custear as despezas da obra. Desejando porém dar cumprimento á ordem Divina, se foi pedir esmola pelos povos d’aquellas immediações, aos quaes narrava a apparição; mas elles o não acreditavam, e o maior numero o despediam sem nada e com enfado.
N’esta occasião, estava um enfermo d’aquelles sítios em perigo de vida, e desenganado pela medicina. Então o santo varão se ajoelha junto ao doente e implora da graça divina a sua cura, que o enfermo alcançou immediatamente.
Á vista d’este milagre, o povo acreditou o da apparição, e se apressou a concorrer para a fundação do mosteiro, que em poucos annos se construiu, sendo seu primeiro prior fr. Antão Gonçalves.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, p. 467
Place of collection
Lousã, LOUSÃ, COIMBRA
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography