APL 1529 Chacim

A group of Christians revolts against a Moor king, who spent the first weeding night with its vassal’s brides. The moors were outnumbered, although, the Virgin appears and helps the Christians, giving them a balm to heal their wounds. They win the battle and, later on, raise a chapel in her honour on that same location.

É tradição que, no logar onde hoje está o convento, existira, no IX ou X seculo, o castello de um rei mouro, o qual entre outras oppressões que fazia aos seus vassalos christãos, era uma (de certo a peor) possuir todas as noivas, no primeiro dia do seu casamento.
Um habitante da villa de Alfandega da Fé (que é agora concelho d’esta comarca) ao qual chegou a vez de ser noivo, não esteve pelos autos, e, proclamando aos seus patricios, se revoltaram contra o tyranno.
Sabende o tal rei d’esta conspiração, veio esperar os rebeldes nos campos de Chacim, e ali se deu um renhido combate, em que os christãos (os revoltados) por serem muito menos do que os mouros, hiam de vencida; porém Nossa Senhora lhes appareceu e, com um vaso do balsamo na mão, lhes curava todas as feridas e dava novo alento; pelo que elles venceram os mouros, matando o rei e quasi todos os seus.
Depois foram-se ao castello e o arrasaram.
Em memoria d’isto e em acção de graças a Nossa Senhora, edificaram uma capella, no sitio onde tinha sido o castello e lhe deram a invocação de Nossa Senhora do Balsamo na Mão (e lã está a Senhora com uma amphora ou vaso na mão) e a que o povo por abreviatura chama Nossa Senhora de Balsamão.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.tomo II, p. 265
Place of collection
Chacim, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANÇA
Narrative
When
10 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography