APL 3418 Requeixo

Junto ao logar do Rêgo do Espinheiro, a 3 kilometros de Requeixo, está a ermida de Nossa Senhora dos Envendos, dentro dos limites da freguezia de Requeixo, mas pertence à egreja de S. Simão, de Oyan, do concelho de Oliveira do Bairro, comarca da Anadia. (Esta freguezia de Oyan, foi um curato annexo á freguezia de Espinhel.)
    A ermida da Senhora é antiquissima, mas não se sabe quando nem por quem foi fundada.
    A lenda da Senhora dos Envendos é muito extensa, direi aqui sómente o principal.
    Appareceu em um sitio despovoado, entre uma mouta de carvalhos, estando dois sinos ao pé da imagem da Virgem. Foi achada por uma menina que andava a guardar cabras.
    Ainda então não existia a freguezia de Oyan, que era uma aldeia da do Espinhol.
    A menina deu parte do achado, e o parocho do Espinhel foi buscar a imagem para a sua egreja, em quanto se lhe não construiu casa propria, no logar do apparecimento, o que se levou logo a effeito.
    Passados annos, e como a ermida estava em terreno pantanoso, proximo á Pateira de Fermentellos, lhe construiram uma nova capella, no alto de um monte fronteiro.
    Feita a nova ermida, levaram a Senhora e os sinos, em um barco, para ella, mas, ao atravessarem a lagôa, foi o barco ao fundo, com a imagem e os sinos.
    Como a lagôa tem pouca altura, os tripulantes, tiraram a Senhora da agua, e depois de enchugar esta, e entendendo que a Senhora queria só estar na sua antiga ermida, a tornaram a conduzir para ella; menos os sinos, que não poderam tirar da lagôa; os quaes ainda por muitos annos depois, se ouviram tocar debaixo da agua, em dia de S. João.
    Ainda ha vestigios de alicerces da capella do monte.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VIII, p. 147
Place of collection
Requeixo, AVEIRO, AVEIRO
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography