APL 206 Lenda de Santa Clara a Nova

No local onde hoje se situa Santa Clara a Nova, havia em tempos muito antigos, uma lagoa.
 A aldeia ficava num sítio ainda hoje chamado “Chaminé”, e onde existem ainda alguns vestígios de casas desmoronadas.
 Conta a lenda que, os habitantes dessa aldeia, pensaram construir ali uma igreja, dando início aos primeiros trabalhos.
 Aconteceu porém, um fenómeno digno de registo, por parecer muito significativo para a mentalidade das pessoas daquela época. As ferramentas que os operários levavam para o trabalho a desenvolver no local determinado, para a construção da igreja, apareciam noutro local, junto de uma lagoa, todos os dias de manhã, precisamente no local onde se encontra hoje a Igreja Matriz.
 Junto das ferramentas mudadas, estava todos os dias uma pombinha branca a arrulhar, emitindo um som musical de encantar!...
 Levavam as ferramentas novamente para a aldeia onde queriam construir a igreja, mas elas continuavam a aparecer misteriosamente junto da lagoa e, sempre com a pombinha branca a arrulhar suavemente, sobrevoando a lagoa e as ferramentas, permanecendo ali noite e dia.
 Isto durou muito tempo e começou a atribuir-se a mudança das ferramentas à pombinha branca e misteriosa, que ali aparecia e não deixava construir a igreja onde o povo desejava. Por esse motivo, o povo começou a andar calado e muito pensativo.
 Rompeu o silêncio, uma voz vinda do céu, que dizia: - Aqui, neste lugar, quero que a igreja e a aldeia que se chama Santa Clara, sejam construídas!
 Aquelas pessoas que tal ouviram, com muita fé, construíram ali a Igreja Matriz e à sua volta, as casas da aldeia. Diz a lenda, que a pombinha branca, durante a construção da Igreja, vinha todos os dias, de manhã e à tarde, saudar os obreiros com arrulhos cheio de ternura.
 É curioso notar ainda que, em algumas ruas da aldeia e junto das casas, aparecem de vez em quando alguns juncos. Os habitantes tomam o facto como indicação de que efectivamente existiu ali uma lagoa.

Source
GONÇALVES, António J. Monografia da Vila de Almodôvar , Associação Cultural e Desportiva da Juventude Almodovarense, s/d , p.129-130
Place of collection
Santa Clara-A-Nova, ALMODÔVAR, BEJA
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications
Types
Christiansen [7060] Disputed Site for a Church

Bibliography