APL 104 Lenda da Capela da Nossa Senhora do Refúgio

Um Sr. Maciel refugiou-se num castanheiro ao fundo do jardim do Conde da Covilhã ou seja, Conde do Refúgio. Refugiou-se num castanheiro onde foi feita uma capela e foi daí que veio o nome “Refúgio” a este povo.
 Esse tal Maciel fugiu da guerra dos Miguelistas e refugiou-se numa taloca de um castanheiro e, vendo-se muito afrontado, pediu à Virgem Maria que lhe acudisse e se não o apanhassem faria ali uma capela.
 Assim aconteceu. A capela de Nossa Senhora do Refúgio foi feita n 1823 por esse tal Maciel onde se encontra sepultado. Depois de feita a capela, ficou pertencente ao Conde do Refúgio, onde a deixou a seus bens.
 Aqui acabou a sua vida, assim como também José Mendes Veiga que tem um magnífico jazigo no cemitério da Covilhã. Não tendo filhos e tendo aqui o Conde do Refúgio como afilhado, deixou lhe tal fortuna que se diz que o Refúgio se une à Covilhã por esta fabulosa fortuna.
 Assim surgiu esta pequena lenda.

Source
FAEL, Isabel Maria M.A. Lopes Narrativas Populares , Centro de Formação da Ass. de Escolas do Conc. da Covilhã, 2000 , p.67
Place of collection
COVILHÃ, CASTELO BRANCO
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Convinced Belief
Classifications

Bibliography