APL 1245 Lenda da Igreja da Senhora das Neves na Relva

A avó do meu namorado conta que há anos atrás, o povo da Relva desejava ter a sua igreja e começaram a construção num lugar que decidiram, no meio da freguesia.
 Juntaram os materiais e fizeram os primeiros lances de parede. Os mestres trabalharam todo o dia com vontade, mas em vão, porque tudo o que tinham feito naquele dia desapareceu e os materiais, no outro dia, apareceram num sítio da freguesia a que hoje se chama Canto da Igreja.
 No dia seguinte retomaram o serviço. Acarretaram a pedra e os outros materiais para o lugar marcado e recomeçaram a trabalhar na igreja. Mas, na manhã seguinte, o mesmo se tinha dado: a pedra tinha sido mudada, sem se saber como, para o tal canto. E assim se repetiu. A terceira vez começaram a ver que Nossa Senhora também ali aparecia em forma de bola de neve e sempre de costas voltadas para a freguesia. O povo estava apoquentado e sem compreender. Mas a partir de certa altura entendeu que Nossa Senhora queria a sua igreja ali e de costas voltada contra a freguesia, diferente do que era costume com a maioria das igrejas. Compreenderam também que a Santa desejava que a igreja fosse dedicada a Nossa Senhora das Neves, como fazia crer a forma de bola de neve com que se mostrava ao povo.
 Decidiram fazer a vontade a Nossa Senhora. Iniciou-se a igreja no lugar indicado por Ela. A construção decorreu normalmente e a igreja foi levantada no lugar e posição indicada. Hoje lá está a igreja, de costas para a freguesia, no canto da Igreja e dedicada a Nossa Senhora das Neves.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.69-70
Place of collection
Relva, PONTA DELGADA, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography