APL 1366 Lenda da Caldeira do Santo Cristo

A man finds a crucifix in the water of a "caldeira", a lake in the bottom of an old crater. He took it home but the next day the statue was back on the sand in the margins of the "caldeira". When the same thing happened after he took it home again, it was decided that a chapel should be erected where the image appeared. First they tried to build it in an easier spot but when they tried to take the building stones in there they couldn't. The chapel was built after much toiling.  Later on the parish priest decided to remove the image from the church but it became so heavy that - even with the help of the sexton, they couldn't.

Há muitos anos, como agora ainda acontece, por vezes, as pessoas das várias freguesias de S. Jorge iam às Fajãs passar partes do ano com os seus gados ou apenas durante um bocado do dia para pescar, apanhar lapas. Numa das Fajãs havia uma linda e mansa lagoa de água salgada.
 Ali apanhavam amêijoas que se desenvolviam abundantemente nas águas límpidas e mansas. Outras vezes apanhavam lapas, polvos, moreias, por entre as pedras da costa, nas poças que ficavam nas redondezas da lagoa.
 Um certo dia, um homem de cima veio cá abaixo à caldeira. Andou muito tempo por um atalho custoso e apertado e, quando chegou junto à caldeira, sentou-se para descansar um pouco antes de ir pescar. As pernas até lhe tremiam do esforço da descida, mas, com a vista que dali se desfrutava, depressa se sentiu descansado.
 Quando vagueava com o olhar pela lagoa, deparou-se com um objecto que lhe parecia ser uma imagem do Senhor Santo Cristo. Levantou-se logo e pegou na imagem que, apesar de estar metida na água, não estava nada apodrecida. Ficou todo contente com aquele achado. E não era para menos porque, naqueles tempos, achar uma garrafa na costa ou um pranchão era já uma sorte, quanto mais um santinho tão bonito.
 Quando voltou para casa ia tão satisfeito que a dificil subida nem lhe custou nada. Puseram o Santo Cristo no melhor quarto da casa.
 Mas no outro dia pela manhã, para desgosto e espanto de toda a família, o santo já tinha desaparecido. Procuraram-no e vieram encontrá-lo no areal, nas margens da caldeira. E o episódio repetiu-se. Por fim alguém disse:
 — Santo Cristo quer estar lá em baixo à beira da caldeira.
 O povo juntou-se e decidiu fazer uma igreja. Pensaram levantá-la na outra banda da lagoa, mas, quando tentaram levar para lá a pedra, não conseguiram. O lugar era ali, perto de onde Santo Cristo tinha aparecido.
 Depois de muito sacrifício e trabalho, a igreja ficou concluída e lá puseram a imagem.
 Assim, aquela linda Fajã passou a chamar-se Caldeira do Santo Cristo.
 E o povo, que gosta muito de se divertir para esquecer trabalhos e sofrimentos, em pouco tempo começou a fazer uma festa muito grande e bonita, onde os festejos religiosos se completavam com diversões profanas. Bailava-se alegremente e era frequente ouvir, durante a dança, os homens entoarem esta cantiga:

O Senhor Santo Cristo
Onde foi fazer morada?
Para a rocha da Caldeira,
Perto da água salgada.

 

 A certa altura o senhor padre, por qualquer razão, não queria o Santo Cristo na igreja e decidiu levá-lo para casa. Pegou na imagem, mas não se conseguiu mexer, os pés ficavam aferrados ao chão. Disse então ao sacristão:
 — Ajuda-me aqui que eu não posso andar.
 O sacristão bem tentou, mas por fim confessou:
 — Ó senhor padre, eu também não consigo dar passada!
 — Então deixa-se o santinho aqui - disse o padre.
 E assim foi. Logo os pés e as pernas ficaram ágeis e o padre e todas as pessoas se convenceram que era ali que Santo Cristo tinha de ficar.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.203-204
Place of collection
Calheta, CALHETA DE SÃO JORGE, ILHA DE SÃO JORGE (AÇORES)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography