APL 3191 [Lendas de D. Afonso Henriques]

D. Afonso Henriques, para indicar o lugar onde havia de ser construído o Mosteiro de Alcobaça, atirou, do alto da Serra de Albardos, a sua lança, que foi cair em Chiqueda; mas aí vendo que o local era impróprio, atirou-a segunda vez, indo então parar no sítio que o rei, seguidamente, indicou para assento da grande Abadia.

    D. Afonso Henriques, que prometera na Serra de Albardos doar à ordem de Cister os terrenos que se avistassem da paragem onde hoje se ergue o arco da memória, mandou aí atrelar um touro a uma grande pedra, que o animal, entregue a si mesmo, arrastou até ao lugar em que o rei, depois, mandou edificar o grandioso mosteiro.

    Afonso Henriques, seu irmão D. Pedro e os monges vindos de Claraval assentaram que se desse princípio ao Mosteiro num sítio chamado Chiqueda.
    Por ordem de El-Rei limparam o matagal e no terreno assim limpo estenderam cordas e medidas que os monges traziam com a determinação de que no dia seguinte se abririam os fundamentos, mas quando o quiseram fazer não acharam as medidas.
    Considerando que o local não deveria ser aquele, mandaram procurar as medidas por muitas pessoas e tendo o Rei e os Monges andado quase meia légua encontraram a confluência de dois rios e aí perto acharam as medidas. Mandou El-Rei tocar uma corneta de monte para que acudissem todos os que mandara revolver aqueles vales. Mandou El-Rei limpar o sítio de todo o género de mato no dia 2 de Fevereiro de 1148 e mandou abrir os fundamentos da igreja, sendo ele o primeiro, que com uma enxada nas mãos, tirou uma ceira de terra e levou-a sobre os ombros, e o mesmo fez o seu irmão D. Pedro e os mais senhores que ali se encontravam.

Source
S/A, . Algumas Lendas da Região de Alcobaça (Dossier de Informação Turística) , Câmara Municipal de Alcobaça, 2000 , p.8
Place of collection
Alcobaça, ALCOBAÇA, LEIRIA
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography