APL 3325 Miranda do Corvo (2)

A 3 kilometros ao S. de Miranda, perto de uma serra eminente, e em um sitio que fica ao O. da serra, está uma planicie, cercada de arvores silvestres, no meio da qual erigiu uma mulher a capella de Nossa Senhora dos Milagres.
    Conta a tradição do modo seguinte a origem d’esta capella.
    Pelos annos de 1500, havia uma pequena aldeia na descida d’aquella serra, chamada Fetaes, habitada por pobres lavradores. Entre estes havia uma viuva, com uma filha que, por motivos que se ignoram, se suicidou, enforcando-se.
    A mãe, afflicta, com tão triste successo; e envergonhada pelo fim desesperado de sua filha, pegou n’ella ás costas, e a foi enterrar na planicie, em cujo centro está hoje a capella, sem a pessoa alguma dar parte do succedido; e sobre a campa da filha hia chorar lagrimas de vergonha e de saudade.
    Passado tempo resolveu edificar aqui uma capella á Mãe de Deus, para o que solicitou e obteve licença do bispo de Coimbra.
    Construiu a ermida, que dedicou a Nossa Senhora dos Milagres. A imagem da Senhora é de pedra, de um metro de alto, e de boa esculptura, mandada fazer em Coimbra pela fundadora.
    É a Senhora dos Milagres advogada contra as afflicções do coração e dores internas, e lhe offerecem os devotos, como testemunho dos favores recebidos, corações e outras visceras de cêra.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo V, pp. 327-328
Place of collection
Miranda Do Corvo, MIRANDA DO CORVO, COIMBRA
Narrative
When
16 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography