APL 1459 N. S.ª das Areias, no Lugar dos Chãos

In 1630, Our Lady appears sitting on a small boulder by the wayside. She tells a local woman how to find her lost keys, then tells who she is and disappears. People start venerating the boulder as a relic with offerings. The bishop has the boulder removed, but the next morning it reappears on the same spot, even after the bishop has it removed to under his own bed. A chapel is built on the location, with the boulder placed under the altar.

Em 1630, sendo Bispo de Leiria D. Dinis de Mello, sahindo uma mulher ao Sol-posto  a buscar um cântaro de água para sua casa… [S.Mariano] [p. 73]
Em 1630, uma mulher perde umas chaves e começa a chorar. No regresso a casa, vê uma senhora sentada num pequeno penedo, e diz-lhe onde as chaves se encontram. Pede depois à mulher a construção de uma igreja em sua honra, por parte dos habitantes da vila, com o nome de Santa Maria das Areias, e identifica-se como “Maria, mãe de Deus”. Estes, ao saberem da aparição, tomam o penedo por milagroso, usando a sua areia para cura das suas moléstias. O bispo de Leiria manda remover o penedo, transportando-o para sua casa, mas por duas vezes ele volta ao local de origem, pelo que este manda construir uma capela no local, colocando o penedo debaixo do altar.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.tomo III, parte III, Ch. X, pp. 312-315
Place of collection
Aljubarrota (São Vicente), ALCOBAÇA, LEIRIA
Narrative
When
1630
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography