APL 622 A Nossa Senhora da Conceição do Monte de Santa Maria, em Fiães

«Quando se tratou da escolha do local da primitiva capela da Conceição, havendo discordância entre a parte de Macieira e a de Além, estabeleceu-se esta plataforma, adoptou-se esta solução: uma jumentinha seria levada ao adro da antiga igreja, sito nos Passais, e colocar-se-ia no dorso do pachorrento animal a imagem de Nossa Senhora da Conceição. O local para onde se dirigisse a mansa burrinha, esse seria o preferido para a edificação da referida capela.
 Parte no dia aprazado a jumentinha, levando no dorso a devota imagem da Senhora. Desce a quelha dos Passais e, ao chegar ao caminho do Redondo, hoje estrada, os fianenses da parte do norte incitam a burrinha e quase a empurram para o lado da Macieira; mas é em vão que o tentam. Uma força invisível fá-la tomar a direcção do Redondo: sobre a ladeira do monte de Santa Maria e, a mais de meio da encosta, volta-se para o mar e pára, não dando mais um passo.
 Estava escolhido, deste modo surpreendente, o local da futura capela da Conceição, cuja porta principal seria voltada para o mar. E o certo é que aí foi levantada, a contento de todos os fianenses, a capelinha primitiva. Chamou-se, diz a lendária tradição, capela da Senhora dos Carrascais, por abundarem no sítio esses pequenos arbustos. Porém esse chamadouro foi de curta duração:
prevaleceu a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
 Ainda hoje, na tarde de 8 de Dezembro é levada ao adro desta capela uma jumenta, conduzindo castanhas e caruma para o tradicional e animado magusto.»

Source
SOUSA, Arlindo de Umica , Separata de Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XX, 1954 , p.48-49
Place of collection
Fiães, SANTA MARIA DA FEIRA, AVEIRO
Narrative
When
20 Century, 50s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography