APL 3443 Sérpa (Senhora da Saúde)

Eis o que reza a tradição, com respeito a esta egreja:
    Havia extra-muros da villa uma antiquissima ermida, dedicada ao apostolo Santo André, que se suppõe ter sido a capella de uma gafaria.
    Cessando a elephancia por estas terras, foi abandonada a gafaria, mas não a ermida que era cuidada por um eremitão, que junto do templosinho tinha a sua humilde residencia.
    Em certo dia, de anno que se ignora, entrou na ermida um formosissimo mancebo, trazendo comsigo uma bella imagem da Santissima Virgem, e pediu ao eremitão, licença para a pôr no altar, em quanto descançava de uma longa jornada que até alli havia feito. Sahiu o eremitão, e quando voltou á ermida, achou a santa imagem no altar, mas não tornou a ver o mancebo, do qual ninguem mais deu noticia.
    Divulgou-se o caso, e o povo principiou logo a ter uma grande devoção a esta Senhora; e, como não sabiam o seu titulo, lhe deram o de Nossa Senhora da Saude.
    Foram tantas as esmolas e promessas offerecidas á Senhora, que com ellas se lhe construiu o magestoso templo actual, perdendo a sua antiga denominação e tomando a da Senhora.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IX, p. 175
Place of collection
Serpa (Santa Maria), SERPA, BEJA
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography