APL 1417 A Igreja dos Cedros

Não costumava haver areia no Calhau da Alagoa, na costa dos Cedros. Só na Furna da Pindoga é que se conseguia rapar pequenas quantidades que eram trazidas em sacos, de arrasto, visto a furna ser muito comprida e baixa. Era uma miséria, não dava para nada. Quando, por volta de mil novecentos e cinquenta, o povo e o padre queriam construir a sua igreja, a falta desse material era uma dificuldade muito grande. Não havia na ilha das Flores onde ir buscar a areia e só se viesse do Corvo em embarcações, o que ia tornar a obra muito mais cara.
 Mas mesmo assim o povo não desanimou e, em mil novecentos e cinquenta, foi lançada a primeira pedra e começaram as obras.
 Um dia, alguém do lugar foi à costa e viu que o Calhau da Alagoa tinha areia aos montões, coisa que não havia memória de ter acontecido. Percorreu o mais depressa que pôde os quase cinco quilómetros de caminho a subir e veio dar a boa notícia. Todas as pessoas das redondezas ficaram pasmadas com o sucedido. E entre louvores ao Senhor que tal tinha deparado, as obras prosseguiram com entusiasmo. Alguns homens juntavam a areia para montes, outros enchiam-na em sacos e era acartada para cima em burros, cavalos e carros de bois. Lavradores de outras freguesias das Flores deslocavam-se aos Cedros, com os seus animais, para ajudarem.
 As obras foram avançando com muito trabalho e dedicação de todos. Não havia dinheiro, mas os moradores do lugar, que eram lavradores, davam o leite de um dia do mês para a igreja. Passados só quatro anos, a nova e pitoresca igreja estava pronta.
 Todos pensavam que a partir dali nunca mais se sentiria falta, na freguesia, de areia para as construções. Mas, para admiração de todos, acabada a igreja, a areia, que tinha sido em abundância durante aqueles anos, foi rareando, até que praticamente desapareceu do lugar.
 Já lá vão quarenta anos e a areia nunca mais apareceu em abundância, no Calhau da Alagoa. Apenas se notam, por vezes, pequenos resquícios que não dão para fazer obra nenhuma, mas apenas para lembrar o milagre que o Senhor fez a quando da construção da igreja de Nossa Senhora do Pilar, nos Cedros.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.266-267
Place of collection
Cedros, SANTA CRUZ DAS FLORES, ILHA DAS FLORES (AÇORES)
Narrative
When
1950
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography