APL 3458 Varziella

É n’esta freguezia o sanctuario de Nossa Senhora do Amparo, ou da Pedra-Maria.
    Está em um pequeno outeiro, entre o mosteiro de monges bentos, de Pombeiro, e o de cruzios, de Coramôs.
    Foi achada a imagem da Padroeira, pelos annos de 1450, sobre um grande penêdo que estava entre outros de menores dimensões. Dando-se parte ao vigario d’este apparecimento, veio elle, com muito povo, buscar a santa imagem, que conduziu para a egreja, em procissão, em quanto lhe construiam ermida propria, no logar em que tinha sido encontrada.
    Feita a ermida, collocaram no seu altar-mór a referida imagem.
    O povo d’estas terras, principiou logo a ter grande devoção com a Senhora do Amparo, trazendo-lhe muitas offertas e esmolas, com que se pôde ampliar e adornar a pequena ermida, transformando-se em uma ampla egreja, que ainda tornou, por mais de uma vez, a ser ampliada, para poder conter os devotos que a dia concorriam.
    Desejando o povo de Varziélla constituir-se em freguezia independente, requereu ao arcebispo, e lhe foi concedido.
    Creem as mulheres que criam filhos, que, hindo a esta egreja, e comendo de umas hervas que estão na sua rectaguarda, se lhes augmenta o leite; pelo que veem de muito longe em busca d’este remedio.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo X, p. 240
Place of collection
Varziela, FELGUEIRAS, PORTO
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography