APL 768 [O rapaz e os lobos]

Na aldeia [de Sendim] morava um rapaz camponês, forte e destemido, que namorava uma moça no lugar de Vale de Penela, a qual visitava todos os domingos, regressando a casa sempre altas horas da noite. Após um dia de pleno inverno, cai a noite sobre a serra, escura e chuvosa. Os pais da rapariga e seus futuros sogros alertaram o rapaz para os perigos que uma noite medonha como aquela podiam trazer a quem se aventurasse a enfrentá-la, suplicando-lhe que dormisse lá.
 O moço, valente e corajoso, desvalorizou os receios dos pais da sua amada e deitou-se ao caminho. Qual não foi o seu espanto, logo após atravessar o rio Távora, ao receber a visita de uma vasta alcateia de lobos que o seguiram de perto, sempre rosnando e ameaçando investir contra ele. Consciente do risco iminente, lembrou-se então do conselho que não tomara e agora era tarde demais para se arrepender. Já com o povo à vista, próximo da Corredoura, o malogrado rapaz foi devorado pelas feras sanguinárias e famintas.
 Os pais não se aperceberam da sua chegada a casa, e logo de manhã bem cedo foram ver se estava na cama. Ao certificarem-se de que não dormira lá, foram à sua procura; mas, do desditoso rapaz, apenas encontraram os pés dentro das botas, a roupa esfrangalhada e nada mais.

Source
PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro - Narrações Orais (contos, lendas, mitos) Vol. 1 , Fundação Museu do Douro, 2007 , p.171
Year
2004
Place of collection
Sendim, TABUAÇO, VISEU
Informant
Ilídio Coelho (M),
Narrative
When
21 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography