APL 1926 [Santo Cristo não deixa que roubem a capela]

Na ilha de S. Miguel, na cidade de Ponta Delgada, mais exactamente, existe uma imagem que foi oferecida a umas religiosas micaelenses que a Roma foram visitar o papa Paulo III. É uma imagem da renascença, tem todas as características da renascença, e que representa Cristo naquela passagem em que ele é apresentado à multidão por Pilatos depois de ter sido flagelado, no momento em que Pilatos disse: EX HOMO- eis o homem.
Esta imagem veio para Ponta Delgada e durante uns anos acrescentados esteve numa ermida que se chama a Ermida de Nossa Senhora da Paz, que fica no interior do Convento da Esperança. (A única explicação que me foi dada, a História não prova isso, mas o imaginário popular leva-nos a isso).
Uma noite houve dois ladrões que tentaram entrar na ermida para roubarem lampadários, qualquer coisa assim de valor litúrgico que a ermida tinha.
E então, diz-se que a imagem do Senhor Santo Cristo saiu de seu altar e veio para a porta não deixando sair os ladrões, que mais tarde foram presos e julgados pelo roubo que fizeram.
Este facto é absolutamente legendário . Foi aproveitado por uma freira que no convento vivia, chamada: Madre Teresa da Anunciada. Que chamam-lhe venerável, embora seja o povo que a tornou venerável porque a Igreja Católica ainda não tratou dos trames da beatificação, embora foi uma freira que morreu no século XVI.
Essa freira aproveitou esse facto para tornar a presença dessa imagem num culto que atravessou os séculos, e que hoje é multissecular.
A certa altura apareceu um frade, um padre da Comunidade dos Padres do Oratório, que escreveu um livro sobre as virtudes da Madre Teresa da Anunciada. (Não discutirei o aspecto teológico do livro, deixo isso para um especialista. O livro tem o seu interesse pelo aspecto etnográfico que apresenta, tem um certo interesse histórico).
Mas por exemplo, um dia houve alguém que levou uns porcos para o Senhor Santo Cristo, e depois achou que os porcos tinham muito valor e que não deviam ser dados. E os porcos morreram, mas quando o homem se arrependeu e voltou a trazer os porcos mortos para oferecer ao Senhor Santo Cristo, os porcos voltaram à vida e serviram muito bem para quem o queria.

Source
AZEVEDO, Ana A Literatura Oral na Comunidade Emigrante Portuguesa em Montreal , Universidade do Algarve, 2002 , p.# 108
Year
2001
Place of collection
PONTA DELGADA, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)
Informant
Joviano Vaz (M), 69 y.o., born at PONTA DELGADA (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)),
Narrative
When
16 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography