APL 1966 Amendoeiras em flor

Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei que nunca tinha conhecido uma derrota.
 Um dia entre os prisioneiros de uma batalha viu a linda Gilda uma princesa loira de olhos azuis. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, foi-lhe conquistando a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.
 Foram felizes por muito tempo mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e disse-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade.
 Na primavera, o rei seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão das flores brancas. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um grande amor esperando ansiosos, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor. 

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2004
Place of collection
Castro Verde, CASTRO VERDE, BEJA
Collector
Vera Cabrita (F)
Informant
Isilda Bárbara Palma (F), 81 y.o., Castro Verde (CASTRO VERDE),
Narrative
When
10 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography