APL 1571 A Moura de Querença


 Nesta freguesia andam dispersos uns restos de lendas de mouras encantadas. Com bastante trabalho apurei que não muito distante da sede da freguesia, em uma propriedade actualmente dos herdeiros do falecido e chorado proprietário desta vila, Mariano da Costa, existe uma cova, conhecida pela Cova dos Mouros, onde a tradição afirma existir encantada uma formosa moura e um mourinho Próximo da cova há uma pedra de forma regular, que, a muita gente, se afigura uma estátua de mulher. Diz a lenda que a estátua representa efectivamente uma bela moura, a qual, com mais onze irmãs, espalhadas por Faro e Loulé, foram também encantadas por ocasião da expulsão da sua raça.
 Afirmam as pessoas que habitam nas proximidades da estátua que esta, à meia noite em ponto e ao meio dia em pino, abre os olhos, e nesse momento ouve-se chorar uma criança no fundo da cova. O povo da localidade, tendo-se esquecido da lenda, na sua mais completa urdidura, e desejando explicar o fenómeno, diz que por ocasião da expulsão dos mouros, muitos destes, não perdendo a esperança de voltai como em outras ocasiões acontecera, encantaram aqui as suas famílias. O encantamento da moura em estátua e da criança na cova realizou-se às 12 horas, e só, portanto, a estas horas, exactamente neste momento, à mãe e ao filho é permitido entrar na vida real; donde resulta que só a estas horas, a mãe abre os olhos e a criança chora.

Source
OLIVEIRA, Francisco Xavier d'Ataíde As Mouras Encantadas e os Encantamentos do Algarve , Notícias de Loulé, 1996 [1898] , p.130, CAP. X
Place of collection
Querença, LOULÉ, FARO
Narrative
When
19 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography