APL 2036 A lenda da pedra laje

Uma vez era um homenzito que foi a uma taberna e depois tava lá dois homens, ali...jogando às cartas. Apois acabaram de jogar às cartas foram bober qualquer coisa e adepois um deles disse assim:
- Mas ainda assim, ontem à noite sonhi...isto seria verdade ou seria mintira?!...sonhi que andava uma coisa de roda de mim, um gafanhoto de roda de mim e que dizia assim: “escuta lá, vai a Santarém, que lá tens o teu bem! Vai a Santarém que lá tens o teu bem.” Mas diga lá como é que eu posso ir a Santarém que lá tá o meu bem, em Santarém que lá tá o meu bem, e eu não fiqui sabendo, mas nunca mais fiz caso.
Mas esse homenzito que tinha ido até à taberna e tava ouvindo a conversa. Tava ouvindo a conversa e o homem disse...pegou nele e no outro dia foi a Santarém. Foi a Santarém e aonde tavam dois homens a uma esquina, e os homens disseram assim um para o outro:
- Escuta lá, em tal sitio, perto de Ourique, tá um monte, que é o monte do Sobralinho. E então o monte tem lá um rebanho de cabras e tem lá um bode que se vai deitar em cima de uma pedra laja aonde tá uma grande fortuna. Mas eu...pronto parece que não acredito nisso, porque se fosse isso, já mesmo os patrões ou outras pessoas que lá lidassem já tinham ido dar com isso.
O homem ouviu aquilo e foi observar se isso seria verdade. Foi nessa noite lá observar, lá tava nesse monte, foi perguntando, perguntado, lá foi a esse monte. Lá tava o rebanho das cabras e lá tava o bode deitado em cima dessa pedra laja, onde eles diziam que debaixo da pedra tava uma grande fortuna. Então o homenzito no outro dia de manhã vai para lá. Primeiro foi à noite observar e no outro dia de manhã foi, assim que as cabras saíram e abalou tudo, moral e tudo, o homem tirou a pedra e começou a cavar, a cavar, a cavar e onde achou uma grande fortuna. Uma grande fortuna e então o homem ficou rico. Foi uma grande riqueza que o homem encontrou.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2002
Place of collection
Alvalade, SANTIAGO DO CACÉM, SETÚBAL
Collector
Guida Jordão (F)
Informant
Mariana Luísa (F), 67 y.o., born at Alvalade (SANTIAGO DO CACÉM),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography