APL 2276 O Penedo de Frias

Há na ex-vila de Algodres um penedo a que dão o nome de Penedo de Frias. Dizem que ele tem vastas salas e numa vive uma moura encantada, que passa a vida a tecer no seu tear de ouro e a lamentar-se. Houve mesmo quem lhe ouvisse os queixumes. Dizem mais que há lá grandes riquezas, mas que há alcatrão e que têm medo de lá ir, porque se fossem pelo lado do alcatrão estava tudo perdido, porque se arrasava tudo!
 Uma noite, uma rapariga, que estava a dormir, ouviu a voz mais doce que ela jamais tinha ouvido, mas com medo não lhe respondeu; na noite seguinte, ouviu a mesma voz e ela escondeu a cabeça e não respondeu; à terceira noite, a mesma voz chamou três vezes: «Maria! Maria! Maria!» E, como a rapariga não respondeu, ela disse: «Ai, Maria, Maria, que dobraste o meu encanto!» E a voz não tornou a ouvir-se, mas os pastares dizem que no Penedo de Frias se ouvem maiores lamentos e mais barulho com o tear!
 Ainda hoje esta crença passa de pais para filhos e todos desejavam ir buscar as riquezas que se diz existirem dentro do tal penedo, mas não vão com medo da moura encantada.

Source
VASCONCELLOS, J. Leite de Contos Populares e Lendas II , por ordem da universidade, 1966 , p.765-766
Place of collection
Algodres, FORNOS DE ALGODRES, GUARDA
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography