APL 3298 Da Imagem de nossa Senhora das Mercés, que se venera na Igreja do mesmo Convento

Na Igreja do Convento da Senhora da Quietaçaõ se venera outra miraculosa Imagem da Mãy de Deos, com o titulo das Mercés; pela qual o todo poderoso Senhor faz muitas maravilhas a todos os que se valem do patrocinio, & intercessaõ de sua Santissima Mãy, por meyo desta Imagem sua. A sua origem referem aquellas Religiosas nesta fórma. Havia em Lisboa huma mulher casada, virtuosa, & muito devota de nossa Senhora. Tinha esta o seu marido na India, & andava muito afflicta, porque lhe faltavaõ noticias suas: & parece encomendava muito a nossa Senhora este seu cuidado, pedindo que lhas trouxesse. Neste tempo em que andava com este cuidado, lhe bateo huma moça à porta com huma Imagem de nossa Senhora, perguntando-lhe se a queria comprar. Alegrouse muito a devota mulher, com este taõ bom encontro, & paga da fermosura da Santa Imagem, ajustou com ella o preço, & como naõ tivesse todo o dinheiro em que se ajustáraõ, lhe dava o que tinha, pedindolhe voltasse em tal dia, & levaria o mais que restava. Ao que a moça respondeo: Deixe v. m. ficar o dinheiro, que virei nesse dia, & o levarei todo. Passado o termo, como a moça naõ voltasse, fez diligencias a mulher, & naõ achou noticia alguma de tal moça, nem quem fosse, nem de donde viera. Daqui se persuadio que a moça sem duvida seria algum Anjo do Ceo, por cujo meyo a Senhora lhe fazia aquelle grande favor, & como a Imagem do Ceo a venerava, & servia, segundo a sua possibilidade.
    Passados poucos tempos, chegou o marido da India, & assim se aservorou mais a devota mulher no amor de nossa Senhora, servindoa todos os annos que teve de vida, & depois chegando o tempo de sua morte, deixou esta Imagem as Religiosas de nossa Senhora da Quietaçaõ, & se lhes fez entrega della no anno de 1650. & tantos. Estimáraõ as Religiosas esta davida como merecia, & muito mais pela relaçaõ que se lhes fez de seus principios; & como vinha vestida pobremente, porque os cabedaes da mulher naõ abrangiaõ a muito, tratáraõ as Religiosas de a ornar com toda a perfeiçaõ, que lhes foy possivel, principalemente a Prelada, que era naquelle tempo; a qual dispoz, que se collocasse na Igreja, para onde foy levada em procissaõ com toda aquella reverencia, & apparato, que pode ser.
    Os milagres, & maravilhas, que Deos tem obrado pela intercessaõ desta Senhora, naõ tem numero. Querem aquellas Religiosas, que a victoria das linhas de Elvas fosse beneficio do Ceo por intercessaõ da mesma milagrosa Senhora: porque hav~edo de ir por General desta facçaõ o Marquez de Marialva Dom Antonio Luis de Meneses, hũa sua prima Religiosa daquelle Convento, ouvindo dizer o perigo daquella jornada, & que difficultosamente voltaria o Marquez, segundo as nossas poucas forças, poucos Soldados, & bisonhos, o grande poder do inimigo, a muita, & valerosa gente que trazia; se foy ao coro, & posta diante da Senhora das Mercès, fazendolhe algumas promessas, lhe pedio com lagrimas o bom sucesso daquella batalha, que foy taõ à medida do nosso desejo, que ella, & todas as mais attribuiraõ a feliz victoria aos poderes da Senhora das Mercès.
    Huma Religiosa daquelle Convento estava gravissimamente enferma com hum pleuriz, que lhe tomava o coraçaõ, & com fezões dobles; & sobindolhe o pleuriz à cabeça, desconfiaraõ os Medicos da sua vida, mandandolhe logo dar o Viatico; ordenadno que se chegasse a pela manhãa, lhe lanlassem humas sanguisugas, pela naõ acharem capaz de sangria. Havia muitos dias que naõ sossegava, nem de dia, nem de noite com as ancias da pontada, & mais afflições da enfermidade; vendose nesta fórma, conforme com a vontade de Deos, pedio que lhe dessem o manto da Senhora das Mercés, & applicando-o à pontada, pedio à Senhora lhe alcançasse de seu amado Filho saude, se fosse para o servir com ella; & se era chegado o termo da sua vida, lhe alcançasse delle hũa boa morte, & a salvação da sua alma. Com isto se agasalhou, & passou toda a noite muito aliviada até o outro dia; & depois já do Sol nascido, chegou a enfermeira, que inquirindo o como havia passado, lhe respondeo que bem, & que já naõ sentia a pontada, & que a Senhora das Mercés estivera toda a noite com ella, & dous Santos vestidos como os Apostolos de Christo, & que hum delles trazia huma Cruz, & o outro hum bordão como de Romeiro, que lhe parecia seriaõ São Phelippe, & Santiago o mayor. Veyo o sangrador para sangurar a outras enfermas, & dizendolhe a enfermeira, que àquella Religiosa se lhe havião ordenado sanguisugas; tomandolhe elle o pulso, disse estava muito boa para se sangrar; & assim o fez, & foy esta a ultima sangria; porque logo melhorou, & no seguinte dia se levantou boa, & saã, sem sinaes da pontada, que havia padecido. Muitas outras maravilhas referem as Religiosas, que como aquella Senhora he toda mercés, naõ ha petiçaõ que se lhe faça, que não saya de suas mãos bem despachada.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.Tomo I, Livro II, Título XLI, pp. 400-402
Place of collection
Alcântara, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography