APL 3291 Da Imagem de nossa Senhora da Conceiçaõ, da Parochia de Nossa Senhora dos Anjos

Depois de passados alguns quarenta annos, em que os devotos da Senhora se havião esquecido de lhe solemnizar a sua festa, porque já naõ havia rastos da Irmandade; succedeo que no anno de 1690. se ajuntárão algũs devotos, (com moção na verdade superior) que unidos com devoçaõ, & zelo do culto, & veneração daquella Senhora, procuráram renovar a Irmandade outra vez; & assim nomeàraõ, & elegéraõ entre si os officiaes (para que assim a seu exemplo se animassem outros) para a festejar, & com effeito lhe dispuzeraõ a festa com a solemnidade possivel. Celebrouse esta no seu mesmo dia de oito de Dezembro, & nas vesporas da Senhora do mesmo anno alugáraõ dezoito cirios, que pesavão doze arrateis menos huma quarta; os quaes estiveraõ ardendo nas vesporas, & no dia da Senhora, das sete da manhãa atè a huma depois do meyo dia, & das duas da tarde atè as cinco em que se lhe cantou a Ladainha; & levandose a cera ao cerieiro, para se lhe haver de pagar, o que se lhe havia diminuido della, se achou pesavão os cirios dore arrateis, & quarta, com que ajustada a conta se vio que crescèra meyo arratel. Admirados os que se acháraõ presentes, q’ foraõ o cerieiro Aleixo de Abreu, sua mulher, & hum filho que se chamava Joseph de Abreu, o qual he hoje Religioso da Seraphica Provincia dos Algarves & andador da Igreja Antonio Pereira, moradores da mesma Freguesia, fizeraõ se pesasse segunda vez a cera, & de ambas se achou crescia no peso; de que louváraõ a nossso Senhor, & todos depuzerão com juramento o succedido, para se haver de autenticar o milagre.
    Tambem succedeo que a alampada no mesmo tempo, por espaço de tres dias esteve sempre ardendo, sem se lhe haver lançado novo azeite, & sem se lhe diminuir o que tinha. Isto mesmo depoz debaixo do juramento dos Santos Evangelhos o thesouseiro Joaõ Alvares, por cuja conta corria o mandar lançar azeite na mesma alampada. Estas maravilhas succedèraõ em hũa Sesta feira, que era naquelle anno o dia da Senhora; & foy tam grande o concurso da gente, que veyo à voz destas maravilhas, & tam grande o fervor que ellas causáraõ nas pessoas devotas, que muitos se offerecèraõ para servir à Senhora.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.Tomo I, Livro II, Título XXII, pp. 334-335
Place of collection
Anjos, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
1690
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography