APL 3299 Da Imagem de nossa Senhora da Conceiçaõ, do Coro do Convento da Conceiçaõ no sitio de Carnide

Foy a donzella, & vendoa o Cirurgião, lhe declarou logo era cancro o que tinha, & que por estar em principio, ainda se podia remediar para que naõ fosse adiante: mas porque o tempo, por ser inverno, não era capaz de cura, lhe disse mandasse fazer logo hũa lamina de ouro, para lhe trazer em sima, até que o tempo desse lugar a se poder fazer cura regular. Deu logo o irmão ordem à lamina, mandando a hum ourives lha fizesse com toda a diligencia, & com isto se recolhèraõ para casa, & a donzella com naõ pequeno cuidado na sua queixa. Tinha Luisa Barbosa huma companheira, que era muito devota da Imagem da Senhora da Conceição que ainda estava no Altar mayor; esta a animou na sua pena, & lhe disse, q’ ella lhe havia de ensinar outra melhor medicina, para sarar do seu achaque, & levou-a à Senhora da Conceiçaõ, & disselhe: Façamos huma novena a nossa Senhora, & untayvos com o seu azeite, q’ eu espero de sua piedade vos ha de dar perfeita saude. Como o remedio lhe importava, & era facil, veyo logo em todo, & começou a novena com muita devoção. No primeiro dia lhe pareceo que o tumor havia diminuido alguma cousa, & no segundo mais; quando veyo ao terceiro dia, já era do tamanho de huma avelãa; & no quinto já naõ havia sinal delle.
    Alegre toda a casa pelo favor que a Senhora da Conceiçaõ havia feito a Luisa Barbosa, a mandou outra vez a Padroeira tornasse a casa do Cirurgião o peyto, & disse que estava saã, & com admiração lhe perguntou o que havia feito: a que respondeo a donzella, em como se encomendára a nossa Senhora, & que ella lhe dera as melhoras que via, & ella experimentava. Admirado o Cirurgiaõ lhe disse era milagre, & muito grande o que a Senhora lhe havia feito, & de que o era daria huma certidão jurada. Não faltou em lha pedir o irmão da enferma, para que com ella constasse claramente a maravilha, que a Senhora obrára em sua irmãa. Duvidou por então o Cirurgião em a passar, por reconehcer, que ainda a parte estava algum tanto entaboada. Continuou a enferma a sua novena, & achãdose no fim della de todo livre, & saã perfeitamente, a tornou a mandar a Padroeira ao mesmo Cirurgião, & que lhe pedisse a certidão, para mayor gloria de nossa Senhora. Vio o Cirurgiaõ que a moça estava perfeitamente saã, % que já naõ havia sinal, nem rasto algum do achaque: com cuja vista lhe deu logo a certidão, para que com ella se pudesse examinar o sucesso, & autenticar o milagre. Não só este obrou a Mãy de Deos, porque outros muitos foy obrando depois, & assim he tida aquella Santa Imagem em grande veneração.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.Tomo I, Livro II, Título XLVII, pp. 412-414
Place of collection
Carnide, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography