APL 2208 Senhora dos Prazeres

No concelho de Avis, próximo de Benavila, há uma grande devoção a Nossa Senhora dos Prazeres. A imagem apareceu, dentro do tronco de uma azinheira, a um porquêro, que andava no sítio, onde está a capela. A gente de Castelo de Vide, que aliás fica a muitas léguas, levou a imagem para a vila, mas a imagem fugiu para o lugar, onde tinha aparecido. Os de Castelo de Vide levaram-na outra vez e ela tornou a fugir. Como isto sucedeu várias vezes, eles resolveram-se a erguer-lhe uma capela, que é a que hoje se vê no local. A festa é hoje feita pelos habitantes de Castelo de Vide, e há na igreja vários ex-votos de pessoas doentes desta terra.
 Conta-se que uma vez houvera um grande incêndio numa charneca; uma criança muda conta à mãe, por acenos, que havia visto uma mulher ao pé do incêndio, e que imediatamente o vento diminuiu o fogo: era a Virgem a acudir aos matos.
 O povo dos arredores tem fé que, trazendo ao pescoço, enfiada numa linha com o auxílio de uma agulha, uma boleta de uma azinheira, que pertencia à Senhora, e que está agora seca e estendida no chão, se livrava de sezões. Esta superstição liga-se com o aparecimento da Senhora e tem sua razão de ser numa região sezonática como aquela.

Source
VASCONCELLOS, J. Leite de Contos Populares e Lendas II , por ordem da universidade, 1966 , p.518-520
Year
1894
Place of collection
Benavila, AVIS, PORTALEGRE
Informant
Manuel de Matos Silva (M),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography