APL 125 Lenda do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada da Madeira

Em Ponta Delgada da Madeira há uma interessante lenda que o povo conta há muitos e muitos anos.
 À roda de 1570 o sesmeiro Manuel Afonso de Sosnha fundou a capela do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada, que por algum tempo serviu de sede de freguesia, enquanto se não ergueu a paroquial, construída m 1636 e aumentada em 1700. Muito alindada e melhorada, o fogo quase totalmente a consumiu num dia de Julho de 1908.
 Naquela igreja se expõe à veneração dos fiéis de toda a ilha uma muito antiga e milagreira imagem do Senhor Bom Jesus, que protagoniza a lenda que vamos contar.
 E ainda em nossos dias, por via do milagre que lucrou foros, continuam a acorrer ali, aos magotes, gentes de todas as partes da ilha. Mas peguemos na palavra de Henrique Henriques de Noronha, tal como ele diz que ouviu a lenda:
 «A imagem do Senhor é de estatura de um  homem, crucificado, e a matéria de que se formou é pau, mas tão devota e tão grandemente perfeita que da sua vista se enternecem os corações e se derretem pelos olhos em lágrimas», sendo considerada uma das mais belas imagens religiosas em toda a ilha da Madeira.
Conta «a tradição comum a todos os islenos», ter sido esta relíquia encontrada dentro de uma caixa de madeira dada à costa nos mares do norte, junto da praia de Ponta Delgada, «pelos anos de 1540, em que o reino de Inglaterra padeceu a maior perseguição da Heresia, por Henrique VIII».
 Verdade seja o escrúpulo, nota Fernando de Aguiar, de Henriques de Noronha em o levar a notar, não ter descoberto, «contudo, memória alguma, que assim o certifique como também a não achamos em contrário, mas sendo uniforme e constante a tradição, a supomos verdadeira, pela asseveração dos povos, que com viva fé o tem assim recebido»

Source
MOUTINHO, Viale Lendas e Romances da Ilha da Madeira , Editora Nova Crítica, 1978 , p.49-50
Place of collection
Ponta Delgada, SAO VICENTE, ILHA DA MADEIRA (MADEIRA)
Narrative
When
20 Century, 70s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography