APL 197 Lenda de S. Barnabé

A fundação da aldeia de S. Barnabé é de data desconhecida e antiquissima, tendo também a sua lenda.
 Existiu outrora, em tempos muito recuados, um lavrador abastado, que pretendia que a fundação da aldeia fosse no local onde hoje se situa. O povo, porém, preferia que se fizesse “lá nas alturas”, isto é, na Corte Figueira dos Coelhos.
 Só a expressão “lá nas alturas”, é suficiente para situar a aldeia lá no fundo, no mais fundo, entre montes forte e acentuado declive.
 Começados os trabalhos para a fundação da aldeia, no local escolhido pelo povo, ao fim do dia, os pedreiros deixavam as ferramentas na obra, para no dia seguinte continuarem o trabalho pois não fazia sentido, andarem todos os dias com a ferramenta as costas para baixo e para cima.
 Ora acontecia que, de manhã, quando chegavam ao local para iniciar o trabalho, continuando o do dia anterior, as ferramentas tinham desaparecido, para serem encontradas depois, lá em baixo, no local onde hoje se levanta a Igreja Matriz da aldeia.
 Isto acontecia todos os dias.
 O povo, atribuindo o facto a S. Barnabé, interpretou-o como sendo vontade do santo querer ficar no local onde hoje se encontra e não nas alturas, “lá nas alturas”, como o povo dizia e ainda diz.
 Talvez o santo quisesse dar uma lição de modéstia e humildade, preferindo ficar num local mais rasteirinho e humilde, desconhecido e oculto, que num outro, de onde fosse visto de todos os lados e de longe.
 Aprofundando mais o assunto, contaram-nos que o dito lavrador, mandava todas as noites um pastor seu, vestido de São Barnabé levar as ferramentas lá para baixo.
 Ao que parece, a lenda tem fundamento, pois segundo nos informaram, ainda hoje, se podem ver os alicerces da fundação perto da Corte Figueira dos Coelhos.

Source
GONÇALVES, António J. Monografia da Vila de Almodôvar , Associação Cultural e Desportiva da Juventude Almodovarense, s/d , p.126
Place of collection
São Barnabé, ALMODÔVAR, BEJA
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications
Types
Christiansen [7060] Disputed Site for a Church

Bibliography