APL 3503 Lenda do cabo da Roca

Conta a lenda, que perto do cabo da Roca, desapareceu de casa de sua mãe um menino, cuja idade rondava os cinco anos, sem que sua triste mãe pudesse saber onde ele estava. Cuidava que caira de um penhasco abaixo e que estana afogado no mar.
    Mas a verdade era outra. Umas bruxas tinham-no tirado de sua casa e lançado num despenhadeiro virado sobre o mar.
    Ao choro do menino, acudiram uns pastores, que rapidamente levaram a noticia a vila. De lá sairam muitos aldeãos com a desconsolada mãe para socorrerem o pobre menino.
    Foi tarefa complicada tirarem-no do buraco, que parecia sem fundo, mas, ao fim de muitos trabalhos, lá conseguiram. Muito contente por o ver são e salvo, a mãe perguntou-lhe quem o tinha posto ali e quem lhe dera de comer durante tanto tempo. O menino explicou que tinham sido umas mulheres, que o tinham levado pelo ar e o tinham atirado para a tal cova, e que uma senhora, muito bonita, todos os dias lhe levava umas sopinhas de cravos para ele comer.
    Explicada a historia e acalmados os ânimos, toda a aldeia, mais a mãe e o menino, se dirigiu à igreja para agradecer a Nossa Senhora o ter acabado tudo em bem. Ao entrar na igreja, olhando para a Senhora no altar, o menino disse:
    — Ó mãe, ali está a senhora que todos os dias me dava as sopinhas de cravo para eu comer!
    Este menino chamava-se José Gomes, mas foi pela sua alcunha que ficou conhecido em Cascais, Chapinheiro.
    Num retábulo pintado no interior da igreja, que está ao pé do farol da Guia (Cascais), datado de 1858, encontra-se inscrito este milagre.

Source
FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano , Apenas Livros, 2006 , p.88-89
Place of collection
Cascais, CASCAIS, LISBOA
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography