APL 3190 Lenda de Nossa Senhora da Luz

Conta-se que, andando por aqueles montes no lugar denominado Vale de Deus, entre o Juncal e a Castanheira, uma velhinha chamada Catarina Annes a apanhar lenha lhe apareceu uma nobre e formosa senhora, que se ofereceu para ajudar a apanhar a lenha. Mas o aspecto da senhora era tal que impressionou a velhinha que lhe agradeceu mas não pode aceitar que se sujassem aquelas mãos mimosas. Porém a velhinha não esqueceu a misteriosa senhora que algum tempo depois lhe voltou a aparecer, mas na companhia de uma outra senhora (que diz a lenda ser Santa Marta que se venera no lugar da Castanheira). A Senhora disse meigamente à velhinha “Segue-me Catarina”. Porém a velhinha não atendeu às palavras ou porque ficasse surpreendida com estas aparições, ou porque estava embebida em místicas cogitações, tão próprias num sítio que desafia a piedade e a devoção. Porém uma terceira vez lhe apareceu a mesma senhora formosa, numa altura em que a pobre e virtuosa velhinha, devia de andar terrivelmente preocupada pois perdera no mato a chave da sua casa. A senhora disse-lhe: “Catarina vem cá que eu te darei a tua chave que perdeste”. A boa velhinha assim que ouviu falar na chave ficou profundamente admirada, pois não tinha contado a ninguém que tinha perdido a chave, e mais admirada ficou pelo facto de a chave ter sido encontrada e terá respondido “eu perdi a chave no mato, não é possível que a possam ter achado para ma dar”. Porém ao recebê-la o seu coração dilatou-se de tal modo que se encheu de uma consolação inexplicável. De tanta luz se iluminou a sua alma que reconheceu que estava na presença de um ser divino “a Rainha do Céu e da Terra”. Era tal a sua alegria que não foi capaz de agradecer e seguiu a senhora até um determinado local do vale. Aí com as suas mãos cavou um pequeno buraco, de onde começou a jorrar água pura. A Senhora disse-lhe então “Vai dizer aos moradores da tua terra, que nesta fonte encontrarão remédio para todos os males”. Catarina correu a contar aos vizinhos e depressa a fama daquela fonte se espalhou.
    Ao terem conhecimento do milagre e do aparecimento da Senhora a Catarina Annes e da fonte que deixara para curar as enfermidades, começaram a afluir ao local da fonte os descrentes e desanimados da medicina da terra, que assim procuravam vencer a dor com a água abençoada pela “Consoladora dos Aflitos”; outros cheios de fé e amor contentavam-se de ver e beijar o sítio por onde a virgem teria passado. O lugar começou a ser frequentado com muita devoção e a fonte foi arranjada convenientemente e numa pedra foi gravado a seguinte: “aqui apareceu Nossa Senhora da Luz em Ano de 1601”.

Source
S/A, . Algumas Lendas da Região de Alcobaça (Dossier de Informação Turística) , Câmara Municipal de Alcobaça, 2000 , p.6
Place of collection
Coz, ALCOBAÇA, LEIRIA
Narrative
When
1601
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography