APL 3506 Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição, de Sacavém

Afonso Henriques dispunha apenas de uma força de mil e quinhentos guerreiros, e foi nessas condições que travou contra os mouros a batalha, que teve como palco Sacavém de Baixo, na margem do rio de Sacavém, entre os actuais montes de Sintra e do Convento, junto à velha ponte romana, fortemente defendida pelos mouros.
    Não obstante a significativa diferença numérica entre ambos os contendores, acabaram por vencer os cristãos; e, muito embora a maior parte destes últimos tenha perecido, conseguiram ainda assim passar três mil muçulmanos a fio de espada, tendo-se afogando no rio os restantes mouros ou sido feito prisioneiros.
    Esta miraculosa vitória foi atribuída à divina intervenção da Virgem Maria, que teria feito aparecer durante o combate «muitos homens estranhos, que pelejavam com os cristãos». Como Afonso Henriques contou com o apoio de cruzados para tomar a capital, podemos partir do princípio, mais ou menos seguro, de que os homens estranhos, isto é, «estrangeiros», a que a fonte se reporta, seriam eses cristãos oriundos da Europa do Norte.
    Conta-se, aliás, que Bezai Zaide, perante o sucedido, ter-se-ia convertido à fé cristã e sido inclusive o primeiro sacristão da ermida dedicada a Nossa Senhora dos Mártires (assim chamada em honra dos cristãos que caíram na batalha), que D. Afonso Henriques ali mandou erguer, passados poucos dias do recontro.
    Ao mesmo tempo, o rei teria também mandado reconstruir a velha Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (que se arruinara sob a ocupação muçulmana, apesar de estes terem aparentemente permitido a manutenção do culto cristão, mediante o pagamento de um dado tributo às autoridades islâmicas), tendo feito dela sede paroquial de Sacavém e alterado a sua invocação, dedicando-a então a Nossa Senhora da Vitória (em homenagem à sua estrondosa vitória sobre os mouros, devido à intercessão da Virgem).

Source
FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano , Apenas Livros, 2006
Place of collection
Sacavém, LOURES, LISBOA
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography