APL 3352 Nossa Senhora das Areias

Junto ao logar dos Chãos, freguezia, concelho, a 2 kilometros ao N. E. d’Aljubarrota, nos antigos coutos d’Alcobaça, está uma grande capella, dedicada a Nossa Senhora das Areias, edificada pelos annos de 1630, sendo bispo de Leiria, D. Diniz de Mello.
    O povo d’alli, conta a sua origem d’esta maneira.
    Hindo, no dito anno de 1630, uma mulher, cujo nome se ignora, do logar dos Chãos, ao sol posto, buscar um cantaro d’agua, perdeu no caminho umas chaves que levava; pelo que vinha para casa chorando, com receio de ser maltratada por seu marido, que era um homem muito cruel.
    Quando passava ao sitio onda hoje é a egreja, viu uma formosissima mulher, sentada sobre um pequeno penedo, a qual lhe perguntou porque chorava. Depois de muito instada, declarou a razão do seu pranto, e a tal mulher formosa, lhe disse que fosse para casa sem receio, pois que lá havia de encontrar as chaves, no sitio que lhe indicou – o que se verificou.
    Tornou a mulher, ja muito alegre, ao sitio, dar as graças á que a tinha tirado d’este perigo, e perguntou-lhe quem era. Então a sua salvadora lhe respondeu.
    «Eu sou Maria, mãe de Deus, e quero que vás aos moradores da villa, e lhes digas que quero que me façam aqui uma egreja, com o titulo de Santa Maria das Areias.»
    Principiou o povo, sabedor d’esta apparição, a concorrer ao penedo no qual a Senhora tinha sido vista pela mulher, e como n’aquelle tempo grassavam n’aquella villa, com muita intensidade, febres intermitentes, os doentes raspavam areias do penedo e as bebiam diluidas em agua, na firme convicção de que cessava a molestia, e, com effeito, a fé quasi sempre operava a cura.
    Era então bispo de Leiria, D. Diniz de Mello, que tendo noticia da historia do penedo, e julgando tudo superstição do povo e patranha da mulher, mandou remover d’aqui o penedo, fazendo-o conduzir em um carro para Aljubarrota, e alli o mandou collocar nas lojas das casas onde elle residia temporariamente.
    No outro dia pela manhã, tinha o penedo desapparecido, e o bispo entendeu que os dos Chãos, o tinham roubado de noite. (Dois homens, sem grande dificuldade, o podiam levar em uma padiola.)
    Tornou a mandal-o buscar aos Chãos, e d’essa vez, o mandou pôr no seu quarto, e junto da sua cama; mas tornou a desapparecer.
    O bispo então, acreditou no milagre, e mandou fazer uma capella á Virgem, fazendo collocar o penedo debaixo do seu altar.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 169
Place of collection
Aljubarrota (São Vicente), ALCOBAÇA, LEIRIA
Narrative
When
1630
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography