APL 3431 Santarem

Na rua das Esteiras, freguezia de Santo Estevam, d’esta villa, vivia uma mulher do povo (ninguem lhe diz o nome, que eu saiba) cujo marido a tratava com desprezo e crueldade.
    Attribuia a mulher isto a amores adulteros, e tendo uma comadre judia, com fama de bruxa, lhe contou a sua vida.
    A bruxa disse-lhe – «Se queres recobrar o amor do teu marido, vae commuugar à egreja de Santo Estevan, e sem que sejas vista, tira a hostia da bocca, embrulha-a em uma beatinha (lenço) e traz-m’a; e eu te prometto trazer teu marido a bom caminho.»
    A mulher foi á egreja e fez o que lhe foi mandado.
    Quando regressou de Santo Estevam para casa da judia, ao passar por uma travessa, que depois se tapou, onde se vê (ou via) na parede que faz frente á rua do Milagre, uma cruz de azulejo, muito antiga, e junto da qual esteve uma pintura (que já em 1740 mal se percebia) representando o sacrilegio, viu o povo, que da beatinha corria sangue, e perguntaram á mulher, se hia ferida. Ella não respondeu, mas, arrependendo-se do que praticara, mudou de rumo, e fugiu para sua casa, guardando a sagrada particula em uma arca, que havia no quarto onde dormiam, ella e o marido. Acordou este (que de nada sabia) e viu a casa cheia de uma luz brilhante, e sentiu um cheiro suavassimo. Observou que aquelles resplendores sahiam da arca e perguntou á mulher, o que tinha alli guardado.
    A mulher, contou-lhe tudo.
    Assim que amanheceu, foi o homem á egreja de Santo Estevam, dar parte ao parocho, do que tinha acontecido.
    Logo os padres e muita gente da freguezia, foram a casa da mulher, e levaram para a egreja de Santo Estevam, envolta na mesma beatinha, a hostia sagrada, em solemne procissão.
    A particula foi mettida em uma custodia, porem, passados alguns annos se achou dentro de uma ambula de crystal, fabricada pelos anjos.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VIII, pp. 487-488
Place of collection
Santo Estêvão, BENAVENTE, SANTARÉM
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography