APL 3463 Villa Real de Traz-os-Montes

Havendo na egreja de S. Diniz uma imagem antiquissima de Christo Crucificado, esculptura bastante grosseira e já carcomida pelo tempo, em acto de visita se mandou enterrar; mas, constando por tradição que ella fôra dada pela rainha Santa Isabel, o rev. Alvaro Corrêa Barbosa, pertencente á principal nobreza d’esta villa, homem piedoso e amador de bellas artes, como alguns dos seus maiores, levou a imagem para sua casa, restaurou-a e depois a collocou na dicta capella, para onde a conduziu em solemne procissão á sua custa, no dia 10 de maio do anno de 1644, e á sua custa lhe fez pomposa festa, sendo elle proprio o celebrante.
    Levantada a gloria da missa, entrou na capela uma pobre mulher da freguezia do Outeiro Secco, no concelho de Chaves, com o rosto collado aos joelhos, por ser aleijada de nascimento. A custo pôde approximar-se do celebrante e, chamando com viva fé pelo Senhor Jesus, os ossos se lhe desconjunctaram e ficou ilesa e sã, com assombro do grande concurso de fieis que presencearam tão estranho facto, pelo que o povo poz ao celebrante a alcunha de Clerigo do Milagre e por ella foi conhecido até morrer.
    A pobre restabelecida não mais deixou a capella e o hospital e lhes agenciou muitas esmolas; – e em commemoração d’aquelle milagre, que foi seguido d’outros, se fez d’ali em diante festa pomposa à dicta imagem todos os annos no dia 10 de maio, sendo feita durante mais de 30 annos consecutivos pelo commendador das Tres Minas.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo XI, p. 951
Place of collection
Vila Real (São Dinis), VILA REAL, VILA REAL
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography