APL 3365 Oliveira d’Arda

O que faz notavel esta aldeia, é a sua famosa capella de Nossa Senhora das Amoras: tanto que, por longe, não se dá á povoação o seu nome, mas o de Senhora das Amoras.
    Junto ao logar (ao N.E.) ao sitio onde hoje se vê a ermida, se dava o nome de Portella, e era um sobreiral. Resa a lenda, que, pelos annos de 1450, appareceu um dos sobreiros carregado de amoras e entre os seus ramos, uma formosa imagem da Santissima Virgem; que foi achada por um lavrador d’esta aldeia.
    (No livro da confraria, que é do principio do seculo XVI, se menciona o apparecimento, sem se designar o nome do lavrador que primeiro viu a santa imagem).
    Á noticia d’este achado, correu todo o logar ao sitio da Portella, vêr a Senhora, hindo tambem alguns clerigos que então aqui havia. Levaram todos logo a Senhora, em procissão, para a egreja matriz, que fica a uns 1:500 metros a N.E. – porém na manhan do dia seguinte, tornou a imagem a apparecer no mesmo sobreiro. Resolveu o povo cortar a arvore, para com a sua madeira fazerem na egreja um altar á Senhora; porém, o que pretendeu dar o primeiro golpe, em logar de cortar a arvore, deu com o machado um golpe em uma das pernas.
    Então, entenderam que a Senhora queria ser alli mesmo venerada, e resolveram fazer-lhe uma edicula, a poucos passos do sobreiro, deixando nelle a imagem, emquanto durava a obra. Concluida ella, fizeram uma grande festa á Senhora, e a levaram em procissão, para a nova ermidinha; mas, na manhan seguinte, tornou a Senhora a apparecer no seu sobreiro.
    O povo então decidiu que a pequena ermida ficasse sendo capella-rnór, e que se fizesse, para o O., o corpo da ermida, pois abrangia o sobreiro, que ficou no sitio de um dos altares lateraes, e foi serrado, para ficar servindo de peanha á Senhora; que, desde então, não tornou a fugir.
    Ficou a imagem denominando-se, Nossa Senhora das Amoras, em memoria das que tinha o sobreiro; e tantos foram os milagres que logo lhe attribuiram, que os romeiros principiaram a concorrer á nova capella, não só das immediações, mas até de algumas leguas de distancia.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, pp. 269-270
Place of collection
Raiva, CASTELO DE PAIVA, AVEIRO
Narrative
When
15 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography