APL 141 Lenda do monte do seixo

Ali na Serra do Seixo, dizem que há uma casa de ouro por baixo do monte.
 Contam, por aqui no Sátão, que já muitas pessoas lá foram a ver se descobriam o tesouro. Mas também dizem que quem tiver a coragem de lá ir com esse propósito, terá que enfrentar grandes dificuldades.
 Outros dizem que é uma igreja que tem um sino de ouro, como o dos Santos Idos, cá mais abaixo, à beira do rio, que os cristãos esconderam quando cá estiveram os mouros.
 O que se sabe é que aquele lugar é muito bonito. Tão bonito que diziam os antigos que de lá se via Lisboa. E contava a Srª Ana Rosa que, quando era nova e casou, como o marido foi trabalhar para Lisboa, ela foi lá cima algumas vezes, ao monte, para ver se de lá descobria o Zé Rosa, na capital. E só o não via porque a Serra da Estrela se punha entre meio e, lá longe, tapava o horizonte.
 Verdade verdadinha que a igreja e a casa de ouro hão-de aparecer um dia, quando se abrir para lá uma estrada e o sítio se tomar num santuário miradouro, cheio de sol dourado e em meio de um panorama, o mais longo e mimoso das Beiras. Será ainda no nosso tempo?

Source
SOUSA, Albano Martins de Terras do Concelho de Sátão , Câmara Municipal do Concelho de Sátão, 1991 , p.342
Place of collection
SÁTÃO, VISEU
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography