APL 3232 Lendas do Cabril e do Lugar da Presa

Os Mouros, segundo dizem, viveram no Cabril, lugar que teve o nome de Penedo da Moura. Dizem que viviam lá, mas ninguém os via. Quando vinham à povoação, às compras ninguém os via. As pessoas que viviam no povoado iam lá levar a estopa para fiar e deixavam o dinheiro e no outro dia iam buscar a estopa que já estava fiada, pois os Mouros fiavam de noite.
    Diz-se que os Mouros deviam fazer uma grande ponte maciça. Esta ponte só podia ser feita de noite. Eram as Mouras que levavam as pedras à cabeça e só o podiam fazer de noite. A ponte deveria ser feita do Penedo da Moura ao outro Penedo, mas como a ponte era maciça (entenda-se, em espaço para o escoamento das águas) as águas formariam uma grande represa que iria invadir toda a povoação.
    Ao ver que aquilo ia ser uma grande catástrofe, então Nossa Senhora veio um dia falar com os Mouros. Nossa Senhora parou a meio da serra onde deixou o seu burrinho. Deu-se o nome de Sapatinha do Burrinho ao sítio onde o burrinho esteve parado, porque naquele sítio ficou gravado numa pedra a sapatinha do burrinho. Nossa Senhora veio dizer aos Mouros que eles não podiam fazer a ponte pois iriam destruir todas as terras das redondezas, devido à grande represa que ali se formava. Deu-se o nome de Presa à Aldeia que se situava mais perto, devido a essa mesma represa.
    Na ribeira, junto aos lavadouros existe uma pedra que segundo dizem foi uma Moura que a deixou cair. A Moura levava a pedra à cabeça, levava um menino ao colo e ia a fiar.
    No Penedo da Moura há uma saia encantada, que segundo dizem já tem muitos buracos, pois passam lá muitas pessoas e muito gado. Quem sonhasse 3 noites com a saia podia ir buscá-la e, ou trazia a saia ou morria, pois estava lá uma serpente a proteger a saia e, matava as pessoas que lá fossem buscá-la.
    No sítio onde estava a saia, de noite via-se uma luz, mas a luz ia desaparecendo à medida que as pessoas se iam aproximando.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Place of collection
Alcaravela, SARDOAL, SANTARÉM
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography