APL 2326 Loja dos chineses (Roubo de Orgãos)

Informante: Eu tenho ouvido algumas histórias sobre as lojas dos chineses, não tenho ouvido assim com muitos pormenores mas, tenho ouvido que quando as pessoas vão aos provadores nas lojas dos chineses experimentar roupa têm uma portazinha que dá para um armazém, para um sítio que o publico não tem acesso e que quando uma pessoa vai aos provadores eles abrem essa porta e raptam a pessoa, desaparece e não se sabe bem o que aconteceu. A explicação que dão é que as pessoas são raptadas para tráfico de orgãos. Isso são coisas que se tem ouvido muito. Já ouvi várias pessoas que contaram, eu acho que não é verdade sinceramente mas há tanta gente a contar que se chega a um ponto que fica sem saber se é verdade se não, mas também já ouvi aqui no continente, já ouvi lá também nos Açores, lá na minha terra por isso acho um bocado improvável que aconteça no país todo.
Colectora: Frequentava lojas dos chineses antes de saber isso?
Informante: É assim, nunca fui muito cliente das lojas dos chineses. Havia dias que ia comprar velas, e coisinhas assim mas actualmente continuo a ir da mesma maneira, não compro muitas coisas porque nunca gostei muito das coisas que estão lá a vender, continuo a ir quando preciso de qualquer coisa e quando sei que lá é mais barato.
Colectora: Ou seja, ainda há pouco me estava a dizer que pelo facto de ouvir tanto na sua terra como no continente que tal acontecia estava-me a dizer que não acredita muito, que tal possa mesmo ser verdade pelo facto de serem generalizadas todas as lojas dos chineses?
Informante: Exacto, tenho as minhas dúvidas porque eu vivi em Cascais e ouvi, em Faro também já ouvi, na minha terra também, por isso não acredito que seja verdade.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2008
Place of collection
FARO, FARO
Collector
Vanessa Martins (F)
Informant
Cátia Leandro (F), 24 y.o., born at Angra (Sé) (ANGRA DO HEROÍSMO),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography