APL 2349 Roubo de órgãos em lojas de chineses

Nas lojas dos chineses… Contam histórias de raparigas que vão sozinhas à loja e que depois desaparecem e depois alguém vai à procura delas e estão lá fechadas num sítio para serem levadas para lhes tirarem os órgãos. Não sei… Não acredito muito nisso.

[A informante refere conhecer várias histórias sobre roubos de órgãos ligadas aos chineses, contudo diz que tem muitas dúvidas sobre a veracidade das mesmas.]

Colectora: Mas porque é que não acredita?
Porque não vejo grande realidade nesse tipo de histórias.

Colectora: Porque é que surgiram essas histórias?
Provavelmente porque é uma cultura muito diferente da nossa e não é compreendida, se calhar por nós, e tudo o que não é compreendido muitas vezes gera o mistério e criam-se histórias à volta disso. E de facto, e isso eu própria também acho, nós não vemos muitos chineses nos mesmos sítios que nós, aqui os locais. De facto, eu no supermercado raramente vejo um chinês a fazer compras, é uma realidade. Portanto eles devem ter as comunidades deles fechadas, em que fazem as coisas deles, e não se misturam muito, se calhar, com a comunidade local o que cria que depois se inventem estas histórias.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2007
Place of collection
FARO, FARO
Collector
Sónia Fontinha (F)
Informant
Teresa Fontinha (F), 33 y.o., born at FARO (FARO),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography