APL 2341 Tráfego de órgãos na loja dos chineses

Informante: Não é assim muito agradável, mas no entanto eu vou contar porque me assustou. Bem um dia ouvi dizer, eu vou ao chinês, não vou muito frequentemente.
 Colector: Desculpe, à loja dos chineses não é?
 Informante: Sim, à loja dos chineses, eu diria os “chinocas”, mas pronto va lá, vou contar a história que por acaso não é muito agradável, mas pronto, é assim, ouvi dizer que havia pessoas que entravam na loja e desapareciam, eu fiquei a pensar: “Mas o que é que se passa?”, mais tarde ouvi dizer que eles apanhavam as pessoas, levavam para uma cave e que essas pessoas eram destinadas a tráfego de órgãos, bem que assustador, eu pensei logo “nunca mais vou ao chinês, quero lá saber do chinês”, e se puder avisar as pessoas minhas amigas e toda a gente, que tenham cuidado com essa situação.
 Colector: A senhora deixou de ir ao chinês?
 Informante: Bem, eu não deixei, mas quando vou lá vou sempre com o olho muito aberto, com cuidado, com medo, bem se me apanham, não quero pensar nisso.
 Colector: Onde é que ouviu essa história, e em que terra é que isso se passou?
 Informante: Bem eu ouvi esta história através de uma colega de trabalho, onde se passou concretamente não sei, ouvi contar, eu não me quero acreditar muito nisso, mas pronto todo o cuidado é pouco.
 Colector: Em que terra é que isso aconteceu?
 Informante: Como disse não sei bem onde é que aconteceu, mas pronto ouvi falar, concretamente a terra não sei, mas que me assusta, assusta, e evito, vou lá quando preciso de comprar alguma coisa que eles possam ter, porque as vezes há coisas que eles têm que até são em conta, mas pronto que sejam umas lojas que frequento todos os dias, isso não, só esporadicamente.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2007
Place of collection
Lagoa, LAGOA, FARO
Collector
Susana Penela (F)
Informant
Luisa Maria Penela (F), 51 y.o., born at Lagoa (LAGOA),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography