APL 3597 Lenda da Pia dos Mouros

Próximo da aldeia de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, há um campo chamado Parafita, onde está aquilo que o povo diz ser a Pia dos Mouros, e onde a tradição também diz haver uma moura encantada. A pia é, afinal, um enorme buraco numa rocha, que tem gravadas duas patas de um cavalo. E quando chove armazena-se ali muita água.
    Segundo a tradição, a moura mandava os criados com os cavalos a beber nesse buraco, por isso lhe foi dado o nome de Pia dos Mouros. Ainda hoje há quem recorde uma cantiga que diz:
   
“— Há em Parafita
uma grande pia,
que os mouros fizeram
p’ra beber a cria”


    Também se diz que há lá um tear de ouro e que já lá foram escavar a ver se o encontravam. Só que a determinada altura as ferramentas não conseguem penetrar, e por isso se diz que é impossível encontrá-lo.
    Conta-se que essa moura se apaixonou por um jovem cristão. Mas teve sempre de encontrar-se com ele às escondidas do seu pai, que a tinha destinada a casar com um da sua raça. Entretanto, o tempo passou e, quando os mouros iam ser expulsos destas terras, ela encontrou-se com o jovem cristão, dizendo-lhe:
    — Eu não posso cá ficar, tu não podes ir comigo, mas também não posso ficar sem ti. Sabes como resolver isto?
    — Não sei — responde o jovem.
    — Mas sei eu — torna-lhe a moura. — Ora ajuda-me a encher esta pia.
    Encheram-na. E no fim disse a moura:
    — Esta pia será a nossa cama de núpcias.
    Abraçaram-se então, deram um grande beijo e lançaram-se à água, onde morreram afogados. Diz o povo que, mais tarde, se encontraram naquele local os cristãos com os mouros. Os cristãos à procura dele e os mouros à procura dela. E o que viram eles? No fundo da pia os dois jovens estavam ainda de mãos dadas e com os lábios colados um no outro. Ao verem tal, cristãos e mouros resolveram não se guerrear mais.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.255-256
Year
1999
Place of collection
Ala, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANÇA
Informant
Ângelo José Morais (M), 47 y.o.,
Narrative
When
12 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography