APL 1465 Da milagrosa Imagem de N. Senhora dos Remédios de Alfama

The image is found in a well. As it occasionally disappears to help fishermen at sea, a second image was made to replace it.

Da origem da Senhora dos Remedios naõ ha quem diga nada com certeza, sem embargo (ao que parece) de não ser muyto antiga: porque na Escritura referida do anno de 1602. se não falla em a Senhora dos Remedios; tambem poderia bem ser como a Casa he dedicada ao Divino Espirito, & o aparecimento da Senhora foy depois da fundaçaõ daquella Casa, fosse o seu apparecimento antes desta demãda. O que pude descubrir he, que naquella Igreja ha um poço, que fica em o canto della ao entrar da porta principal da parte esquerda. Neste dizem todos por tradiçaõ, que indo hũ trabalhador, ou servente de pedreiros tirar agua, para algũa obra que na Igreja se fazia, & que tirando o caldeiraõ, tirára nelle a Sãta Imagem. Alvoroçado com o sucesso, chamou pelos officiaes, & estes pelo Mestre, & todos entendèraõ ser cousa mialgrosa; & muytos mais por ser o poço baixinho, (que se tira delle agua com limitada corda) & tirandose delle continuamente agua, nunca fora vista. Tambem se admiráraõ mais, que estando esta Santa Imagem naquelle poço, se visse a pintura enxuta, & sem lezaõ, o que naõ podia ser sem milagre, em hũa Imagem de madeira, & estofada.
    A fama deste prodigio se começou a gente a mover, & a festejar o apparecimento, & invocaçaõ da Santa Imagem; a invocala por unico remedio de seus trabalhos, affliçoens, & necessidades: & como no seu patrocinio acham promptos os remediospara todos os seus males, daqui nasceo pelo que dizem, este titulo dos Remedios que se lhe impoz. Outros referem o apparecimento da Senhora noutra fórma: mas o que he sem duvida, que a Senhora appareceo, ou foy achada no poço, ainda que hoje se ignore o molo, & as circunstancias de seu apparecimento. O começar a Senhora a obrar logo infinitas maravilhas, se vè nas innumeraveis memorias dellas, pintadas em quadros, de que se vè cuberta toda aquella Igreja, mortalhas, & outros despojos da morte, & da enfermidade; navios em memorias de outros, que de evidente perigo de se perderem escapáraõ pela invocaçaõ da Senhora dos Remedios. A multidaõ das maravilhas da Senhora fez, que esquecendose todos do primeiro titulo daquella Casa, a denominassem sómente com o titulo dos Remedios. E assim atè o presente he constante, & permanente a devoçaõ para com esta milagrosa Imagem, & à medida da fé, continùa a Mãy de Deos em lhes alcançar de Deos o remedio de todas as suas necessidades.
    Tambem he publico, & constante q’ desapparece, & se acha menos do seu lugar aquella Santa Imagem, & assim se diz commummente vay a cudir, a defender, & a livrar aos seus pescadores do alto, dos perigos que no mar se encontraõ, assim de tormentas, como de Mouros. E dizem que algũas vezes a acháram molhada; sinal de que nos mares acudio aos que nelles perigavaõ.

Source
AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Fr. Santuário Mariano , Imperitura, 2007 [1711] , p.tomo I, Ch. XLVI, pp. 233-234
Place of collection
, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
18 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography