APL 3511 Nossa Senhora de Monforte

Actualmente, do Castelo de Monforte restam apenas escassas ruínas. Numa colina fronteira, em plano inferior, encontra-se a Ermida de Nossa Senhora de Monforte.
    Conta a lenda que, no tempo em que os Mouros viveram na região, construíram um castelo nas imediações do rio Côa. Quando, anos mais tarde, os cristãos reconquistaram a região, decidiram construir uma capela ligada ao castelo. Começaram a erguer as paredes do futuro templo, mas o trabalho que realizavam durante o dia era destruído à noite, e as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores desapareceram misteriosamente.
    Pensando tratar-se de alguma brincadeira, procuraram por todo o lado, até que as foram encontrar no monte próximo, situado um pouco mais abaixo. Não esmoreceu o povo, e os trabalhos de construção recomeçaram. Porém, surpreendentemente, no dia seguinte verificaram que tinha sucedido o mesmo fenómeno. E, quando correram ao monte próximo para recolher as ferramentas, descobriram, no meio da vegetação, uma imagem de Nossa Senhora.
    Tantas vezes se repetiu o mesmo facto, que concluíram andar ali mão da Senhora de Monforte. Era evidente que ela não queria a ermida naquele lugar e usava aquele processo para lhes dar sinal da sua vontade.
    Começaram, então, a construir a capela no topo da colina onde fora encontrada a imagem. Estava feita a vontade de Nossa Senhora.
    Depois de erigida a cape1a, o povo mantinha grande devoção pela milagrosa santa, devoção essa que se espalhou rapidamente pelas redondezas.
    Um dia, alguns homens da Penha de Águia decidiram levar a imagem para a sua terra e, pela noite, dirigiram-se à capela para roubar Nossa Senhora de Monforte. Entraram na ermida e embrulharam a imagem num cobertor, levando-a debaixo do braço.
    Arrancaram a galope, pensando só parar na Penha de Águia, mas a providência divina fez com que desse sede aos ladrões, fazendo-os parar num poço de mergulho que se encontrava naquelas imediações. Pousaram a imagem e mergulharam para beber. Quando o último saciou a sua sede, resolveram retomar o caminho. Porém, ao procurarem a santa, repararam que esta não estava onde a tinham pousado. Voltaram à capela, e lá estava a santa no seu pequeno altar.
    Voltaram a embrulhar a imagem e meteram de novo pés ao caminho, mas, ao chegar ao tal poço, voltaram a ter sede e a pousar a santa, tornando esta a desaparecer e a aparecer dentro da capela.
    Toda a noite tentaram levar a santa para casa e, só quando amanheceu, desistiram de andar para trás e para a frente.
    Conta-se também que, há muitos anos, houve uma grande praga de gafanhotos no lugar do Bizarril. Estes animais devoravam tudo e até atacavam as pessoas. Desesperados com a situação, os habitantes efectuaram uma promessa à Senhora do Monforte, para que os livrasse da praga. A Senhora, com o seu poder divino, interveio e fez com que esta praga se afogasse em poços e no rio Côa.

Source
FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano , Apenas Livros, 2006 , p.108-109
Place of collection
Monforte, MONFORTE, PORTALEGRE
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography