APL 3381 Penêda

Foi n’esta lapa que appareceu a imagem de Nossa Senhora das Neves, ou da Penêda.
    Eis a sua lenda:
    Em 5 de agosto de 1220, uma joven serrana, pastoreava o seu rebanho, de cabras, por entre aquelles penedos, quando uma pomba principiou a esvoaçar em volta da pegureira. Era a Santissima Virgem, que tomára a fórma d’aquella terna e formosa ave, para lhe dizer que queria aqui ter um templo.
    Quando á tarde a rapariga se recolheu com o seu rebanho, contou aos paes o que lhe tinha acontecido, mas elles não lhe deram credito.
    No dia seguinte, estando a pastora junto á lapa, viu n’ella, não a pomba, mas uma imagem da Senhora, que lhe disse – «Já que te não acreditaram, minha filha, vae ao logar de Roussas (da mesma freguezia da Gavieira) e dize aos moradores, que tragam aqui uma mulher que está entrévada ha 18 annos, chamada Domingas Gregoria
    A menina obedeceu e o povo trouxe a doente, que, apenas viu a santa imagem, ficou com perfeita saude.
    Comovidos por tal maravilha, decidiram logo construir um altar á Santissima Virgem, mas, como aquelle sitio era em demasia agreste e alcantilado, principiaram a obra, em sitio menos aspero, distante uns 400 metros da lapa, e junto de uma ribeira que desagúa no Lima.
    Collocada a imagem no seu altar, era este achado sem ella, no dia seguinte, por ter fugido para a lapa. Tantas vezes se repetia isto, quantas a imagem foi posta no altar; pelo que resolveram erigir uma nova capella, no logar do apparecimento, aplanando quanto foi possivel as immediações da lapa, fazendo uma vasta ermida, com sua capela-mór, e com capacidade para mais de 300 pessoas.
    Esta é a lenda mais geralmente admittida; porém o padre Carvalho, traz outra na sua Chonografia – é a seguinte:
    Um criminoso, natural de Ponte do Lima, para escapar á acção da justiça, e ao justo castigo dos seus crimes, fugira para estas brenhas, e alli, arrependido d’elles, não cessava de pedir perdão a Deus, e invocar a protecção da Virgem; que, commovida do seu arrependimento e penitencia, lhe appareceu na tal lapa.
    Em tudo o mais, concorda com a lenda antecedente.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 602
Place of collection
Gavieira, ARCOS DE VALDEVEZ, VIANA DO CASTELO
Narrative
When
1220
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography