APL 532 A lenda de S. Pedro do Sul

The image was once in a small chapel. A storm destroyed the chapel and the image was found by some men fishing where the rivers Sul and Vouga meet. This was understood as the saint wishing to have his church there.  These were the beginnings of the village of S. Pedro do Sul.

É rica a tradição oral do nosso povo.
 As histórias e lendas contadas aos serões ou nos trabalhos do campo vão passando de pais para filhos e vão sofrendo alterações, embora sem prejudicar a sua essência.
 Diz o povo que na povoação de Sul, uma das mais antigas de Lafões e que já foi vila, houve em tempos uma capelinha nas margens do rio Sul onde se venerava a imagem de São Pedro. Num dia de grande tempestade o rio encheu, as águas revoltas investiram contra os muros da velha capelinha assolando e arrastando tudo na sua passagem.
 A imagem de São Pedro foi levada pela corrente. Uns homens que andavam à pesca na confluência do Sul com o Vouga conseguiram apanhá-la e logo a reconheceram. Sem qualquer dano, tão perfeita, foi para eles um milagre e logo a ideia de que o Santo desejava ficar naquele tão lindo recanto.
 Mandaram-lhe fazer uma capela ali próximo, passando a chamar-se capela do São Pedro do Sul e a povoação que ali se veio a formar - São Pedro do Sul -.
 Uma lenda é sempre lenda, umas mais do que outras assentes em fundamentos de verdade.

Source
CRUZ, Julio Lendas Lafonenses , AVIZ / Clube de Ambiente e Património da Escola Secundária de Vouzela / ADRL, 1998 , p.9
Place of collection
SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Collector
António Gomes Beato (M)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography