APL 1830 O Homem Burro

O meu pai, uma vez, com os irmãos dele, andavam guardando os porcos. No outro tempo, já sabes, a vida era a guardar porcos.
 Andava o meu pai, era assim moço de quinze anos, outro de dezasseis, outro de dezassete, era assim logo a seguir uns dos outros. E andava o meu pai com os irmãos a guardar os porcos.
 E então foram ali p’ro lado de...sim, um bocadinho mais longe de casa, andava um homenzinho também a guardar umas ovelhas. Andava um homenzinho a guardar ovelhas e eles sabiam, ouviam contar que o homem era bruxo, era bruxo. E então começaram-se a meter com o homem, um homem assim mais velho e os moços gostavam de se meter com ele, a jogar pedradinhas e a se meter com o homem e a gozar com o homem.
 E então diz o homem assim:
 - Vocês deixem-se estar quietos, senão vocês ainda vão aí chorar! Não me atentem! - dizia o homem.
 Oh, vá de os moços gozarem com o homem. Quando o homem começa-se, diz o meu pai que o homem (isto, o meu pai contava isto, de verdade) começa-se a encolher e a estender e a encolher e a estender e a encolher e a estender. Quando ele faz-se num burro, com as quatro patinhas e tudo. Começa aos coices com os moços, começa aos coices. Os moços já não sabiam aonde é que se haviam de meter, chegaram a casa todos borrados, todos mijados e os porcos por lá ficaram abandonados.
 Lá teve que a minha avó ir com eles p’ra ver onde é que estava esse homem que fez-se num burro. Chegou lá andava o homem no pasto por aí (?) a guardar as ovelhas. E então, quando a minha avó viu quem era o homem, já sabia que ele era um grande lobisomem, e disse:
 - Para a outra vez não se metam com ele.
 O homem era mesmo bruxo, era mesmo, mesmo...
 E foi esta coisa que aconteceu.

Source
AA. VV., - Arquivo do CEAO (Recolhas Inéditas) , n/a,
Year
2000
Place of collection
Olhão, OLHÃO, FARO
Collector
Sandra Boto (F)
Informant
Maria Perpétua Lopes de Jesus (F), 67 y.o., born at Olhão (OLHÃO),
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography